publicidade

Este vídeo incrível mostra o desenvolvimento de órgãos de um embrião

16/10/2018 às 14:261 min de leitura

As tecnologias de captura de imagens à disposição dos cientistas não param de evoluir e, entre elas, estão as de microscopia — que deram um salto imenso nas últimas décadas. Uma dessas novidades consiste em um tipo de microscópio que, por meio de feixes de laser ultrafinos e câmeras hipersensíveis, os pesquisadores conseguem iluminar diferentes áreas do objeto ou organismo estudado e observar interações e reações com uma riqueza de detalhes absurda.

Pois bem! Um desses equipamentos — conhecido como microscópio de fluorescência — foi usado por um time de cientistas para capturar as imagens incríveis que você poderá ver a seguir. Elas, aliás, mostram o desenvolvimento de órgãos de um embrião de camundongo, algo que, há algumas décadas, ninguém imaginaria ser possível. Confira: 

Impressionante

De acordo com Cassie Martin, do site Science News, na verdade, os pesquisadores usaram embriões com 6 dias de vida, e o vídeo foi criado a partir de imagens capturadas — cerca de 1 milhão por embrião! — ao longo de um intervalo de 48 horas. O equipamento focou especialmente em um grupo de células para acompanhar seu crescimento, e um algoritmo foi usado para processar toda a informação coletada pelo microscópio de forma a mapear o histórico de desenvolvimento de cada celulazinha embrionária.

Mais especificamente, o que o vídeo mostra é como, depois de o embrião passar por uma rápida expansão e surgir uma espécie de buraco nele, as vísceras começam a se desenvolver. E você notou que, em dado momento, uma estrutura mais brilhante se forma na região central do embrião, algo que, segundo bem observou Cassie, lembra um cometa? Pois essa estrutura é a que eventualmente dará origem ao cérebro e à medula espinhal. As imagens inclusive mostram o coraçãozinho batendo! Incrível, você não concorda?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: