Descobriram uma mensagem que oferece a provável data da erupção do Vesúvio

18/10/2018 às 10:302 min de leitura

erupção do Vesúvio — que acabou com a destruição das cidades de PompeiaHerculano — ocorreu no ano 79 da Era Cristã e, com base em registros históricos, as estimativas dos pesquisadores apontavam que ela tinha se dado no dia 24 de agosto. No entanto, a descoberta de uma mensagem deixada por um trabalhador pompeano parece estabelecer uma data diferente para o ocorrido.

Recado preservado

A tal mensagem consiste em um par de frases escritas com carvão encontradas na parede de uma casa situada no sítio arqueológico de Pompeia, e dizem: “o 16º dia antes das calendas de novembro”, e considerando que ‘calendas’ significa ‘primeiro dia do mês’, os pesquisadores fizeram os cálculos e concluíram que as inscrições foram feitas no dia 17 de outubro de 79 — o que significa que o Vesúvio só pode ter entrado em erupção depois disso. Veja:

Mensagem em parede(IFLScience!/Pompeii/Parco Archeologico)

Os arqueólogos encontraram a mensagem durante trabalhos de recuperação da tal casa e, com base na delicada inscrição — afinal, ela foi feita com carvão e sobreviveu à passagem de nada menos que 2 mil anos! —, determinaram que a catastrófica erupção deve ter ocorrido no dia 24 de outubro e não em agosto, como se pensava há séculos.

Sítio arqueológico(Pompeii Sites)

De acordo com os arqueólogos, a mensagem foi deixada por um pedreiro que aparentemente estava trabalhando na reforma da residência — que, por sinal, jamais chegou a ser concluída (pense em uma reforma demorada!) — e a anotação situa a erupção do vulcão 2 meses depois do que o que se acreditava até agora. Incrível como um local que vem sendo estudado, vasculhado, visitado e escavado há séculos continue revelando segredos, né?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: