Por que cachorros amam e gatos odeiam água?

09/11/2018 às 05:311 min de leitura

Para deixar a maioria dos cachorros felizes em um dia ensolarado, basta levá-los para brincar em um jardim que, de preferência, tenha água para fazer bagunça. Agora se a ideia é deixar um gato possesso, é só fazer com que ele entre em uma banheira ou um tanque cheio de água. Já reparou? Por que será que os bichanos têm tanta aversão à água?

A verdade é que muitos animais além do cachorro gostam bastante de nadar, mas isso não se aplica aos gatos, ainda que existam aqueles que até curtem brincar no molhado. O gato doméstico geralmente prefere que você não chegue muito perto se estiver com água e costuma odiar quando seus donos resolvem que é hora de tomar banho.

Explicações

gato

De acordo com Kelley Bollen, que presta consultoria de comportamento animal na área de Veterinária da Conell University, a explicação para isso pode estar no fato de que a pelagem dos gatos não seca facilmente, o que significa que um simples mergulho na água se torna algo muito desconfortável em pouquíssimo tempo.

Além disso, Bollen acredita que a personalidade rabugenta dos felinos contribui para que eles desenvolvam um verdadeiro asco por atividades molhadas, “porque gatos são controladores e gostam de estar com as quatro patas em uma área sólida, eles não gostam da sensação de flutuar na água”, disse ela, em declaração publicada no Mental Floss.

Os cachorros, por outro lado, são geneticamente programados para “funcionar” na água, e isso é ainda mais forte em determinadas raças. Além disso, eles tendem a se divertir com a água, coisa que não acontece com os gatos, definitivamente.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: