NASA deslumbra novamente com imagem espetacular de Júpiter
772
Compartilhamentos

NASA deslumbra novamente com imagem espetacular de Júpiter

Último Vídeo

Fazia algum tempo que a gente aqui do Mega Curioso não compartilhava nenhuma imagem de cair o queixo de Júpiter — o maior e, sem dúvida, um dos mais belos planetas do Sistema Solar —, não é mesmo? Pois, para matar o jejum de fotos jupterianas, nos deparamos com uma que a NASA divulgou há alguns dias e que, sim, caro leitor, é simplesmente espetacular. Veja abaixo:

Tempestades jupterianasNão parece uma pintura? (NASA/Gerald Eichstädt e Seán Doran)

Trabalho colaborativo

De acordo com a NASA, a imagem acima foi capturada pela sonda espacial Juno — que foi lançada em agosto de 2011 para estudar o gigante gasoso — durante seu sobrevoo de número 16 pelas imediações de Júpiter, manobra que aconteceu no dia 29 de outubro.

Na ocasião, a nave passou a cerca de 7 mil quilômetros de distância das nuvens que se formam na turbulenta atmosfera jupteriana, e registrou uma imensa tempestade anticiclônica — que é a estrutura esbranquiçada e com formato ovalado que você pode ver na parte superior do registro.

Mas deixe a gente distribuir os créditos a todos os envolvidos na produção da imagem! É óbvio que a Juno é uma fotógrafa sensacional, mas, a captura acima não teria ficado tão linda se não fosse pelo trabalho da dupla Gerald Eichstädt e Seán Doran — que dedica parte do tempo livre para processar as fotos e dados coletados pela sonda espacial e já se tornou famosa por suas contribuições. E aí, caro leitor, curtiu?

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.