Confira uma seleção de fotos de aeronaves sendo reabastecidas em pleno voo
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Confira uma seleção de fotos de aeronaves sendo reabastecidas em pleno voo

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Você sabe que as aeronaves podem ser reabastecidas em pleno voo, né? O procedimento quase sempre é realizado com aviões militares e recebe o nome de Reabastecimento Aéreo — ou REVO —, e envolve transferir o combustível de uma aeronave a outra enquanto ambas se encontram em trânsito.

Transferência em pleno ar

A manobra, como você já deve ter deduzido, tem como propósito aumentar a autonomia dos aviões e evitar que eles tenham que encontrar um local seguro para pousar e ser reabastecido — e existem dois sistemas em uso para a realização da operação.

Um deles se chama “lança e receptáculo”, e consiste em uma estrutura rígida e longa que fica na traseira da aeronave “tanque” e que possui um bocal que se encaixa na aeronave a ser reabastecida — e uma válvula presente nesse tubo impede o vazamento de combustível.

O outro método é conhecido como “sonda e cesta”, e consiste em um sistema mais simples e menos oneroso de ser instalado nas aeronaves-tanque. Ele é composto por uma mangueira flexível com uma espécie de cesta na ponta, e é lançado desde um carrossel situado no avião transportando o combustível até uma sonda rígida presente na parte dianteira do que será reabastecido. Quando a cesta e a sonda se encaixam, o sistema trava e a transferência do material é iniciada.

Parece complicado? Nós aqui do Mega Curioso podemos estar equivocados, mas pensamos que os pilotos de ambas as aeronaves precisam ser ases para que a coisa toda transcorra como esperado! Seja como for, embora os sistemas pareçam supermodernos e complexos, eles começaram a ser desenvolvidos nos anos 20 e no início da década seguinte os reabastecimentos em pleno voo já eram realizados. Confira a seguir uma seleção de imagens — antigas e mais atuais — desse interessante processo:

1 – Um C-17 Globemaster III sendo reabastecido por um KC-135 Stratotanker

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/Shane A. Cuomo)

2 – Um B-2 Spirit prestes a receber combustível de um KC-10

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/Keith James)

3 – Um F-22 Raptor conectado a um KC-10A

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/Michael B. Keller)

4 – Primeiro reabastecimento da História, em 1923

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/Domínio Público)

5 – CH-53E Super Stallion preparado para o reabastecimento

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/DVIDSHUB)

6 – Um Lockheed SR-71 (61-7974) e um KC-135Q Stratotanker (59-1513)

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/Ken Hackman/USAF)

7 – Um F-15 Eagle em reabastecimento

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/SrA Allen McArthur)

8 – Dois Douglas KA-3B Skywarrior e um Douglas A-4E Skyhawk

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/US Navy photographer/JGKlein)

9 – O avião-tanque russo Ilyushin Il-78MKI reabastecendo 2 caças

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/Sergey Krivchikov)

10 – Um KC-135A Stratotanker reabastecendo um F-105D Thunderchief

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/USAF)

11 – Um HC-130P transferindo combustível a um Sikorsky HH-60 Pave Hawk

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/Rob Jenson)

12 – Um Lockheed L-1011 TriStar K1 reabastecendo 2 McDonnell-Douglas F/A-18C Hornets

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/U.S. DoD)

13 – Um Boeing 707 transferindo combustível a um Atlas Cheetah

Reabastecimento Aéreo(Wikimedia Commons/André Kritzinger)

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