Telescópio espacial Kepler é aposentado e dá “adeus” à Terra

Telescópio espacial Kepler é aposentado e dá “adeus” à Terra

Último Vídeo

A agência espacial dos Estados Unidos, NASA, anunciou que deu “boa noite” para a sonda Kepler, que está no espaço desde 2009. Os engenheiros espaciais responsáveis pelo telescópio enviaram os últimos comandos para a nave e desligaram todas as formas de comunicação com a Terra.

De acordo com a NASA, os comandos de “boa noite” foram enviados no dia 15 de novembro, data que marca o aniversário de morte do astrônomo alemão Johannes Kepler, que dá nome ao telescópio espacial. As informações já foram recebidas pela sonda, que agora está “sozinha” e sem combustível no espaço.

“A equipe de Kepler desativou os modos de segurança que poderiam inadvertidamente ligar novamente os sistemas e interromperam as comunicações desligando os transmissores.”, explicou a NASA em comunicado. “Como a espaçonave está girando devagar, a equipe do Kepler precisou calcular cuidadosamente os comandos para que as instruções chegassem à espaçonave durante os períodos de comunicação viável.”

Segundo os responsáveis pelo telescópio, o Kepler foi integralmente desativado em uma órbita segura e que fica a cerca de 94 milhões de quilômetros da Terra. Ainda assim, a equipe vai ficar de olho na sonda por mais um tempo para garantir que tudo está saindo como planejado. “A equipe irá monitorar a espaçonave para garantir que os comandos sejam bem-sucedidos.”

A sonda espacial Kepler foi lançada no ano de 2009, quase 10 anos atrás, e foi a primeira missão da NASA com o objetivo de “caças planetas” parecidos com a Terra e que tivessem zonas capazes de suportar vida. Durante sua jornada, a espaçonave descobriu mais de 2.600 exoplanetas fora do nosso sistema solar.

O processo de “aposentadoria” da Kepler começou em outubro, quando o telescópio espacial ficou sem combustível e atingiu um estágio de desgaste que não garantia a continuação da missão de encontrar novos planetas.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Telescópio espacial Kepler é aposentado e dá “adeus” à Terra via TecMundo

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.