Você consegue adivinhar quais são os animais mais letais da Austrália?

06/12/2018 às 07:002 min de leitura

Todo mundo sabe que a Austrália serve de lar para uma porção de animais sinistros e letais — como cobras, aranhas, crocodilos, insetostubarões e por aí vai. Aliás, alguns dos bichos mais venenosos do planeta vivem por lá! Mas, e com relação às criaturas que mais causam mortes em terras australianas, será que você consegue adivinhar quais são eles? [ALERTA DE SPOILER: não é nenhum desses que a gente mencionou!].

Carcaça de animalA natureza pode ser muito assustadora por lá! (IFLScience!/Shutterstock/Robyn Mackenzie)

Quem serão, quem serão?

Pois é, caro leitor! Embora não faltem animais muito perigosos na Austrália, de acordo com Madison Dapcevich, do site IFLScience!, um relatório apresentado pela Agência Australiana de Estatísticas revelou que os bichos que mais causam mortes no território são as vacas e os cavalos!

Vacas pastandoQuem diria... (The Milk Maid Marian)

O levantamento considerou o número de mortes provocadas por — infelizes — encontros com animais registradas entre os anos de 2008 e 2017, e o total de fatalidades provocadas por bovinos e equinos (nervosos) foi de 77. Ataques de outros mamíferos causaram a morte de 60 pessoas nesse mesmo período, enquanto que o número de óbitos resultantes de picadas de abelhas e vespas.

Já as mortes provocadas por tubarões e outros animais marinhos somaram 26 de 2008 a 2017, as provocadas por cobras e lagartos, 23, e os cães foram responsáveis pelo falecimento de 22 pessoas. Os crocodilos atacaram (e mataram) 17 pessoas, as picadas de insetos não venenosos, 8, as de artrópodes venenosos, 4, e ainda foram registradas a morte de 1 pessoa por conta de doenças transmitidas por ratos, e de 1 que faleceu por causa do contato com alguma planta ou animal venenoso não identificado.

Falando em mortes...

E o que esse levantamento nos diz? Bem, que os australianos conhecem os perigos de sua terra e que, apesar de eles conviverem com criaturas potencialmente letais, considerando que a população é de quase 25 milhões de habitantes, pouquíssima gente morre por conta de ataques animais.

Cavalos galopandoCuidado com a gangue! (Australian Haflinger Horse Breeders Association)

Sabe o que mais mata humanos por lá? Segundo Madison, levantamentos apontaram que a maior causa de fatalidades em 2017 foram as doenças coronarianas, sendo responsáveis por 1 em cada 10 falecimentos. Bastante, né? E isso que rolou uma diminuição de mais de 20% nos últimos anos!

Mortes relacionadas com doenças neurodegenerativas, como a demência e o Alzheimer, estão em alta na Austrália, apresentando um aumento de 68% na última década, e problemas como os cânceres de traqueia, brônquios e pulmão, a doença pulmonar obstrutiva crônica, e doenças cerebrovasculares estão entre as principais causas de morte entre os australianos.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: