9 aleatoriedades interessantes relacionadas com os Prêmios Nobel

10/12/2018 às 07:302 min de leitura

Você sabia que foi no dia 10 de dezembro de 1901, isto é, há exatos 117 anos, que os primeiros Prêmios Nobel da História foram concedidos?  A cerimônia aconteceu em Estocolmo, na Suécia, e laureou personalidades e cientistas que conquistaram avanços nas áreas da Física, Química, MedicinaLiteratura e Paz, e foi celebrada no 5º aniversário do falecimento de Alfred Nobel, inventor sueco responsável pela criação da dinamite e outros explosivos — itens que, ironicamente, não combinam muito com uma das categorias dos prêmios.

Enfim, Alfred acumulou uma vasta fortuna durante a sua vida e, em seu testamento, deixou a orientação de que o montante deveria ser colocado em um fundo e os rendimentos distribuídos anualmente na forma de prêmios a pessoas que, ao longo do ano anterior, tivessem se destacado em avanços para o benefício da humanidade. A seguir, você pode conferir uma seleção de curiosidades sobre as premiações e seus mais ilustres galardoados:

1 – Dizem que Alfred Nobel decidiu criar os prêmios depois de um jornal francês escrever seu obituário por engano (quem tinha morrido, na verdade, era seu irmão, Ludvig Nobel) e o chamar de “Mercador da Morte”, por conta de ele ter inventado a dinamite.

2 – Marie Curie é a única pessoa da História a receber dois Prêmios Nobel em duas áreas diferentes da Ciência, Química e Física.

Marie Curie

3 – A última mulher a ser agraciada com um Nobel de Física foi Donna Strickland, em 1963, e teve que trabalhar de graça por boa parte de sua carreira.

4 – O prêmio em dinheiro que Albert Einstein recebeu quando foi laureado com o Nobel de Física, em 1921, foi todo para sua (então) esposa como parte do acordo que os dois fizeram em ocasião de seu divórcio.

Albert Einstein

5 – A primeira e única pessoa da História a recusar um Prêmio Nobel da Paz voluntariamente foi Le Duc Tho, o homem que ajudou a negociar o cessar fogo da Guerra do Vietnã. A recusa foi motivada pelo fato de os conflitos terem perdurado por um período após as negociações.

6 – Ainda sobre o Prêmio Nobel da Paz, Adolf Hitler chegou a ser nomeado para ser o galardoado de 1939.

Lobotomia

7 – O inventor da (controversa) lobotomia, o neurologista português Antônio Egas Moniz, recebeu um Nobel de Fisiologia/Medicina em 1949 pelo desenvolvimento do controverso procedimento.

8 – Apesar de ter sido nomeado em 5 ocasiões diferentes, Mahatma Gandhi jamais foi agraciado com um Prêmio Nobel da Paz.

Brinde com cerveja

9 – Quando o físico dinamarquês Niels Bohr venceu o Nobel de Física em 1922, a cervejaria Carlsberg instalou uma tubulação até a casa do cientista e concedeu a ele um suprimento perpétuo de cerveja.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: