publicidade

Quer ouvir o som do vento em Marte? A InSight, sonda da NASA, gravou!

10/12/2018 às 13:012 min de leitura

Você deve estar sabendo que a InSight — sonda espacial da NASA enviada ao Planeta Vermelho para estudar a formação do nosso vizinho — finalmente chegou ao seu destino há alguns dias, a região Elysium Planitia, após percorrer centenas de milhões de quilômetros ao longo de seis meses de viagem.

O explorador, que deverá fazer levantamentos sísmicos, geodésicos e de calor, já enviou uma foto da superfície de Marte ao nosso planeta — e, agora, também está circulando pelo nosso mundo um arquivo de som que a InSight capturou em terras marcianas e que revela como é o ruído do vento por lá.

Ventinho alienígena

Segundo o que foi divulgado, os ruídos foram capturados durante a primeira semana da InSight em Marte, e foram produzidos por ventinhos com velocidades estimadas pelo pessoal da NASA entre 16 e 24 km/h. Parece pouco? Pode ser... Mas não se esqueça de que esta é a primeira vez na História que os ouvidos humanos têm a oportunidade de escutar ao som de ventos alienígenas!

Sonda espacial em Marte(Wikimedia Commons/NASA/JPL-Caltech)

Os cientistas da NASA explicaram que a espaçonave está equipada com uma porção de dispositivos e sensores supersensíveis — e o ruído dos ventos foi registrado pelo sismômetro e por um sensor de pressão a bordo da sonda, quando o vento fez com que os painéis solares da InSight vibrassem. Curiosamente (e para a surpresa do pessoal da agência espacial), esses pequenos tremores foram gravados em uma frequência que pode ser percebida pelos ouvidos humanos e o arquivo foi um “bônus” inesperado.  Ouça a seguir:

(O som foi capturado em uma frequência bem baixinha, e para escutar a melhor parte, adiante o vídeo até o minuto 0:53, coloque fones de ouvido e aumente o volume!)

Incrível, né? Especialmente considerando que o ruído foi registrado sem querer e por uma espaçonave situada a milhões de quilômetros de nós!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: