publicidade

Você vai morrer de aflição quando souber o que é isso no nariz da foca!

10/12/2018 às 14:302 min de leitura

A imagem que você viu acima, da foquinha com cara de quem está de boa na lagoa e uma coisa pendurada no nariz, viralizou nos últimos dias e mostra algo bastante estranho. A foto foi compartilhada por pesquisadores do NOAA — sigla de National Oceanic and Atmospheric Administration ou Administração Oceânica e Atmosférica Nacional —, órgão do Governo dos EUA focado em temas relacionados com meteorologia, oceanos, atmosfera e clima, nas Ilhas de Sotavento, que fazem parte do arquipélago havaiano, e a criatura é uma foca-monge-do-havaí (Monachus schauinslandi), nativa da região. Mas, sabe o que é isso em seu focinho?

Ui...

Se prepare para ter um ataque que aflição: uma enguia! Sim, caro leitor, isso aí sando do nariz da foca é um peixe cujo corpo lembra o de uma “cobrinha” — e existem poucos registros semelhantes. E como é que a enguia foi parar ali? Os pesquisadores que se depararam com a inusitada situação não têm certeza de que tipo de interação rolou entre as duas criaturas, mas existem algumas teorias.

Uma possibilidade está relacionada com o comportamento das focas na hora de procurar comida. Elas costumam buscar nos recifes de coral, enfiando os focinhos nas fendas dessas estruturas ou até sob a areia do leito oceânico para ver se encontram algo para comer — e pode ser que a enguia estivesse em um desses locais, tenha se assustado e, no desespero, se esgueirado na narina da foca.

Foca com enguia presa no nariz(Brittany Dolan)

Outra opção seria que a foquinha pode ter engolido a enguia, passado mal com o lanchinho e regurgitado o peixe — só que pelo nariz. Pois é... Eca! Independentemente de como a criatura foi parar ali! Enfim, a enguia já estava morta quando a foto foi registrada e, para remover o animal, os pesquisadores explicaram que basta puxar e puxar até que o bicho todo saia.

Com relação ao bem-estar das três focas que passaram pela situação (incluindo essa de agora), nenhuma sofreu danos sérios ou ferimentos graves devido à “invasão”. Mas é importante retirar a enguia morta, uma vez que, além de interferir na habilidade das focas de bloquear a passagem de água pelo focinho durante os mergulhos, o que poderia causar problemas pulmonares ao mamífero, a decomposição do bicho morto ainda poderia dar origem a infecções.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: