Designer holandês cria alternativa de couro a partir de folhas de palmeira

18/01/2019 às 06:001 min de leitura

A indústria do couro sofre com consumidores conscientes há décadas por diversos motivos. Os produtos químicos usados são tóxicos para os seres humanos e para a natureza — isso sem mencionar os animais que são diretamente afetados.

Dentro desse contexto, o designer Tjeerd Veenhoven elaborou um couro utilizando folhas de palmeira como matéria-prima. Ao contrário da prática original, que depende de recursos provindos da criação de gado, os materiais são obtidos de 80 milhões de árvores que crescem naturalmente.

O princípio da invenção foi quando Veenhoven, intrigado com a textura das folhas de palmeira, pediu que um amigo indiano lhe enviasse algumas delas. Embora as folhas fossem naturalmente frágeis, com glicerina, água e alguns outros produtos, elas se tornavam mais maleáveis.

A motivação do designer surgiu da crença de que a redução dos derivados de carne, tanto na indústria alimentícia quanto nas demais, irá beneficiar o planeta à medida que os sistemas sustentáveis baseados em vegetais obtenham mais destaque.

Por conta desse ideal, o mínimo de água possível será usada  em comparação ao algodão e ao couro tradicional. Ademais, o couro de Veenhoven não conta com ingredientes químicos prejudiciais à saúde, então todos os componentes utilizados poderiam ser consumidos pelos humanos e retornar à natureza sem nenhum problema.

Após passar por Holanda e Índia, a produção atualmente se localiza na República Dominicana, com ênfase em iniciativas sustentáveis.

Os tapetes possuem pequenas tiras de couro de palmeira pressionadas juntas e dispostas em uma base costurada e podem ser elaborados em uma grande variedade de cores para atender às diferentes necessidades de decoração.

O futuro desse material parece promissor, desde que outras indústrias comecem a notá-lo e a empresa idealize mais produtos para serem elaborados a partir das folhas de palmeira.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: