Oceanos absorveram 90% da energia gerada pelos gases do efeito estufa

09/02/2019 às 13:002 min de leitura

Os oceanos absorveram mais de 90% do calor gerado pela emissão de gases causadores do efeito estufa, sendo que o restante impactou o ar, a terra e as geleiras. Foi o que constatou um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford, por meio de um estudo realizado com a reconstrução de dados sobre o aquecimento dos oceanos.

O estudo descobriu que os mares aqueceram mil vezes mais do que o consumo anual de energia global pelos humanos. Segundo uma análise realizada pela equipe do The Guardian, essa quantidade equivale a "1,5 bomba atômica de Hiroshima" por segundo, nos últimos 150 anos. A pesquisa foi publicada em janeiro na revista acadêmica "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Historicamente, a falta de registros limita pesquisadores na tarefa de estimar as variações de temperatura nos oceanos. Para esse estudo, os cientistas utilizaram um novo método que emprega uma abordagem matemática desenvolvida por Samar Khatiwala, que conseguiu reconstruir a quantidade de carbono absorvida pelos oceanos desde 1871.

Khatiwala explica que a técnica funciona como se a equipe "pintasse" o mar com diferentes cores, monitorando como elas se espalham por seu interior. "Se sabemos qual foi a anomalia da temperatura da superfície do mar no Atlântico Norte em 1871, podemos descobrir quanto essa anomalia contribuiu para o aquecimento do Oceano Índico em 2018", exemplifica. 

Os pesquisadores constataram que as mudanças na circulação oceânica são responsáveis por até metade do aquecimento observado e pelo aumento do nível do mar associado nas latitudes baixas e médias do Oceano Atlântico nos últimos 60 anos. Contudo, eles ainda não podem afirmar que esses fenômenos estão sendo causados exclusivamente pelas ações humanas.

Mas o fato é que os impactos do aquecimento global, e consequentemente dos oceanos, já podem ser sentidos em todo o mundo. À medida que as águas se aquecem, elas se expandem, aumentando em volume. Isso não faz somente com que o nível do mar aumente; acaba intensificando os desastres naturais. Segundo a equipe de pesquisadores, reconstruir essas variações de temperatura no oceano pode ajudar a prevenir catástrofes de populações costeiras em todo o mundo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: