publicidade

Novos tênis da Nike têm ajuste automático com uso de app em smartphone

16/01/2019 às 08:312 min de leitura

A ideia surgiu em “De Volta Para o Futuro 2”, virou um mimo para colecionadores com venda limitada e depois passou a ser um produto para o consumidor final. Agora, a Nike usa a tecnologia desenvolvida com o Air Mag e com o HyperAdapt 1.0 para criar novos tênis, com ajuste automático via app.

O pé de um atleta pode se expandir bastante ao longo de uma partida de basquete

Segundo o anúncio oficial da companhia, a novidade vem para “fornecer um ajuste verdadeiramente personalizado para cada jogador de basquete", graças ao sistema chamado FitAdapt, que também pode ser adaptado manualmente com botões físicos nos próprios calçados. A empresa destaca que, no decorrer de um jogo de basquete, o pé de um atleta pode se expandir em quase metade do tamanho. Isso pode afetar o nível de conforto, os movimentos e até o desempenho na quadra.

O diretor criativo de inovação da Nike, Eric Avar, diz que a empresa escolheu o basquete como o primeiro esporte a apresentar o Adapt BB e a tecnologia FitAdapt devido às exigências da modalidade. Dar aos jogadores a habilidade de soltar ou apertar rapidamente seus tênis durante um jogo, disse ele, é um elemento chave que a gigante da moda esportiva acredita que "irá melhorar a experiência do atleta".

Como funciona?

O Adapt BB usa duas tecnologias de malha, a Flywire e a Flyknit, criadas para oferecer às pessoas a sensação de um ajuste personalizado. Um motor desenvolvido especialmente para o produto possui engrenagens que detectam a tensão necessária para o seus pés e ajustam-se de para mantê-los confortavelmente presos aos calçados.

A ideia é que o usuário possa mudar rapidamente as configurações de ajuste ao longo de um jogo

A Nike diz que seu novo sistema de amarração pode criar 14,5 quilos de força, aproximadamente a mesma energia necessária para puxar um cabo de pára-quedas padrão, permitindo que ele permaneça bloqueado em qualquer faixa de movimento de um jogador. Com o app Adapt, os usuários podem inserir configurações de ajustes diferentes ao longo de uma partida e alterar as cores do LED nos tênis.

O outro benefício de ter uma conectividade sem fio é o suporte a atualizações de firmware, o que permite a adição de recursos e melhorias no futuro. Por exemplo, a Nike diz estar trabalhando em uma maneira distribuir diferentes configurações de ajuste para aquecimento. A ideia é oferecer mais serviços digitais ao longo do tempo, como o Save Your Fit, que permite que os jogadores gravar suas combinações automáticas prediletas.

Galeria 1

A companhia adianta que em breve deve ampliar a linha para outras modalidades esportivas. Por enquanto, não há mais detalhes sobre recarga e bateria ou preço do Adapt BB — a ideia é oferecer produtos na faixa de US$ 350 (R$ 1.304 na conversão direta), mas como o lançamento está previsto para fevereiro, pode ser que tenhamos essas informações muito em breve.

Novos tênis da Nike têm ajuste automático com uso de app em smartphone via TecMundo

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: