Pesquisadores criaram robô que aprendeu a jogar Jenga

11/02/2019 às 13:002 min de leitura

Você já jogou Jenga com seus amigos? Se sim, vocês com certeza passaram por alguns bons momentos de tensão enquanto tentavam tirar as peças cuidadosamente sem deixar a torre cair. Pois é, uma mão não muito firme pode fazer um belo estrago neste jogo, mas os pesquisadores do MIT criaram um robô que pode resolver este problema - e o mais bacana é que ele consegue jogar da mesma forma como nós fazemos, ou seja, utilizando dicas visuais e respostas físicas dos dedos. O braço robótico criado pela equipe possui dedos que são capazes de sentir os movimentos e a fricção das peças conforme elas são tocadas, do jeito que nós fazemos.

Claro que as informações visuais também são bem importantes para o desempenho do robô já que, convenhamos, jogar Jenga com os olhos vendados não daria muito certo. Desta forma, além de ter sensibilidade ao toque, o robô também é equipado com uma câmera que captura a forma da torre de blocos e sua posição ao longo do tempo. 

Tudo isso é bacana por si só, mas o mais impressionante é que o robô não foi exatamente ensinado a jogar Jenga e também não recebeu informações sobre como os blocos de madeira interagem uns com os outros. Assim, a habilidade de sentir as peças fez com que o robô praticamente aprendesse a jogar por conta própria - o que inclui a capacidade de perceber um bloco que estava solto o suficiente para ser removido e colocá-lo novamente no topo da torre sem que a estrutura perdesse o equilíbrio.

Bem, jogar Jenga não é o melhor dos motivos para se adquirir um robô, mas o estudo realizado será útil para que os robôs se adaptem ainda melhor a outras tarefas - nas fábricas, por exemplo, eles são programados para realizar movimento com grande precisão para trabalhos bem específicos. Por isso, a longo prazo, pode ser uma solução mais efetiva e de melhor custo para empresas ao invés de pagar funcionários humanos para realizar o mesmo trabalho monótono e repetitivo constantemente; os robôs estão aprendendo a aprender.

Pesquisadores criaram robô que aprendeu a jogar Jenga via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: