Ouvido absoluto: características cerebrais explicariam o fenômeno

18/02/2019 às 08:001 min de leitura

A capacidade de identificar notas musicais mesmo sem ter um tom de referência é conhecida como ouvido absoluto; no entanto, ela é tão rara que nem todos os músicos têm. Recentemente, pesquisadores analisaram as regiões do cérebro ligadas a esse interessante fenômeno e publicaram os resultados na revista científica estadunidense Journal of Neuroscience.

Para a pesquisa, cientistas da Universidade York, no Canadá, dividiram 61 voluntários em três grupos: o primeiro foi formado por músicos com ouvido absoluto; o segundo, composto por músicos com habilidades similares; e o terceiro, integrado por pessoas sem qualquer tipo de treinamento musical. Também foram registradas características como gênero, idade e línguas faladas.

Os resultados demonstraram pouquíssimas diferenças entre os músicos sem ouvido absoluto e as pessoas sem qualquer tipo de treinamento musical. Entretanto, os músicos com capacidade de identificar notas musicais sem tons de referência foram identificados com um córtex auditivo significativamente maior, que aumenta ainda mais quando exposto a determinados sons, como os de baixa frequência.

Pesquisa vai contra estudos anteriores

Essa descoberta sugere que há uma explicação genética para o ouvido absoluto e vai na contramão da maioria dos estudos já publicados, que sugerem que o treinamento para o reconhecimento das notas durante a infância é essencial para que o fenômeno aconteça. Contudo, 20% dos músicos analisados pelos pesquisadores não estudaram música quando eram crianças.

“Nossas descobertas sugerem que a genética pode desempenhar um papel importante para que a capacidade de identificar notas sem qualquer tipo de referência apareça ao longo do neurodesenvolvimento”, concluem os cientistas. Porém, os debates sobre a relação entre características genéticas e habilidades musicais devem estar longe de acabar.

Entre os músicos famosos que tinham ou têm ouvido absoluto destacam-se Beethoven, Mozart, Frank Sinatra, Ray Charles, Ella Fitzgerald, Julie Andrews, Jimi Hendrix, Michael Jackson, Freddie Mercury, George Michael, Mariah Carey, Shakira, Lea Michele, Luciano Pavarotti, Stevie Wonder e Maria Callas.