Fotógrafo captura belas imagens de pantera-negra no Quênia

22/02/2019 às 09:002 min de leitura

Um raro exemplar de pantera-negra foi fotografado recentemente no Quênia. Para conseguir os cliques, Will Burrard-Lucas adotou armadilhas e técnicas fotográficas, tendo em mente que o belo animal se esgueira na mata durante a noite.

Em seu blogo fotógrafo britânico conta que levou alguns dias para conseguir as fotos. No começo, tudo o que ele registrou foram hienas. Em seguida, a pantera-negra apareceu. Depois, foi “substituída” por um leopardo regular. Por fim, reapareceu.

O segundo encontro com a pantera-negra permitiu que Burrard-Lucas tirasse duas fotos magníficas: uma em que a luz da lua brilha atrás do animal e outra em que ele exibe os seus belos olhos penetrantes. Depois disso, não voltaram a se encontrar.

Esse é o primeiro registro de panteras-negras na África em mais de um século. Porém, isso não significa que esses animais não sejam avistados com alguma frequência por lá; na verdade, Burrard-Lucas usou dicas de outras pessoas para ir até o Laikipia Wilderness Camp e posicionar a sua armadilha fotográfica.

Saiba mais sobre a pantera-negra

(Reprodução/Will Burrard-Lucas)

A pantera-negra não é uma espécie, ao contrário do que muitos pensam. Geralmente, são grandes felinos – como onças ou leopardos –, mas com uma mutação genética chamada melanismo, que deixa preta a sua pele. Basicamente, é o contrário do albinismo.

O exemplar registrado por Burrard-Lucas é um leopardo, que costuma ser encontrado na Ásia e na África. Mesmo quando sofrem de melanismo, esses animais têm as manchas características da espécie em sua pelagem, embora elas dificilmente apareçam em fotografias.

A coloração diferenciada das panteras-negras faz que elas tenham vantagens na Ásia, já que podem se esconder nas florestas tropicais fechadas; mas gera desvantagens na África, uma vez que os arbustos áridos são bastante reveladores.

Em seu blog, o fotógrafo também comentou que algumas pessoas expressaram preocupação com a divulgação da presença da pantera-negra, por conta da caça. “Acredito que as vantagens de promover o turismo do Quênia superam as desvantagens”, ele respondeu – “Isso traz uma receita valiosa que pode ser usada nos esforços de conservação”.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: