Astrônomos descobrem 83 buracos negros supermassivos inéditos
113

Astrônomos descobrem 83 buracos negros supermassivos inéditos

Último Vídeo

Um time internacional de astrônomos encontrou 83 quasares e, consequentemente, seus respectivos buracos negros gigantes. Quasares são objetos astronômicos distantes, extremamente brilhantes e cheios de energia. Eles ficam localizados nos centros de galáxias e são alimentados por buracos negros supermassivos.

A descoberta revelou informações inéditas. Os quasares encontrados surgiram na época em que o universo tinha apenas um décimo da sua idade atual. O time compilou os registros em 5 artigos diferentes nos quais as propriedades dos objetos foram detalhadas. Os astrônomos declararam que a região observada comporta 100 quasares do universo primitivo, dos quais 17 já eram conhecidos. Estima-se que a distância entre os buracos negros supermassivos seja, aproximadamente, de um bilhão de anos-luz.

Reprodução/IFL Science

Nesse conjunto imenso de objetos astronômicos, o time descobriu o segundo quasar mais distante da Terra — a sua luz vem de uma época em que o universo tinha cerca de 700 milhões de anos. "Nós aprendemos muito sobre a formação e evolução inicial de buracos negros supermassivos, comparando as densidades e luminosidades medidas com previsões de modelos teóricos anteriores.", declarou o líder da equipe, Yoshiki Matsuoka.

Além disso, próximo ao objeto citado acima, o grupo também identificou o que seria o terceiro quasar mais distante. Como relatado no jornal The Astrophysical Journal Letters , ele é um tanto quanto peculiar. Ao contrário de seus semelhantes, ele não possui luminosidade ou dimensão marcantes. Suas características são semelhantes a de quasares mais novos; no entanto, ele está em uma região em que se encontra outros muito antigos.

Reprodução/TVF International

A origem dos quasares ainda é um mistério para a ciência. Sabe-se, contudo, que o universo viveu uma "Idade das Trevas Cósmica", época na qual nenhuma luz visível brilhava. Esse fenômeno aconteceu, aproximadamente, 370 mil anos após o Big Bang. Depois de muito tempo, algumas estrelas estavam começando a se formar e a matéria se reuniu nas primeiras galáxias. No centro delas, buracos negros supermassivos devoravam tudo que estava a seu alcançe. Eles tinham tanta energia que os centros galácticos brilhavam como quasares.

Cientistas teorizam que buracos negros se formam seguindo uma hierarquia: os pequenos, por exemplo, poderiam ser resultado de supernovas. Eles se fundem e crescem gradativamente. Todavia, alguns são grandes demais para terem se formado dessa forma. Segundo alguns astrônomos, nesses casos, o processo levaria mais tempo do que a idade do universo. Buracos negros, em muitos sentidos, continuam sendo um enigma científico.