Teoria sugere que Mercúrio é o planeta mais próximo da Terra
150
Compartilhamentos

Teoria sugere que Mercúrio é o planeta mais próximo da Terra

Último Vídeo

Quando estudamos o Sistema Solar, é comum que os planetas sejam apresentados como se fossem alinhados. Dessa forma, existe a sequência que todo mundo decora: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Também aprendemos que Vênus é o planeta mais próximo da Terra, mas, aparentemente, isso não é uma verdade exata.

De fato, durante sua aproximação máxima, Vênus é o que fica mais pertinho da Terra. Porém, uma nova teoria propõe que, na verdade, o planeta mais próximo ao nosso é Mercúrio. Para chegar a essa conclusão, astrônomos do Laboratório Nacional de Los Alamos e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenheiros, ambos nos Estados Unidos, analisaram a órbita dos últimos 10 mil anos de Mercúrio, Vênus e Marte.

Como a órbita de Mercúrio é a mais próxima do Sol, a Terra fica, em média, muito mais perto dele do que de qualquer outro planeta. Na verdade, essa teoria sugere que o astro mais próximo ao Sol também é o mais “próximo” a todos os outros do Sistema Solar.

Alinhamento que aprendemos na escola; na prática, os planetas nunca estão nessa posição (Imagem: iStock)

Como Vênus tem uma órbita maior, apesar de se aproximar bastante da Terra, na maior parte do tempo está bem longe. Através de um método de cálculo chamado de ponto-círculo, foi possível determinar que Vênus está, em média, distante 1.136 unidades astronômicas (UA) da Terra. Já Mercúrio está a apenas 1.039 UA de nosso planeta.

A teoria dos astrônomos ainda precisa ser testada novamente, mas abre caminho para estudos de comunicação via satélite, já que mostra como o sinal perde intensidade quando se distancia da Terra.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.