Física adiciona à Wikipédia uma biografia de mulheres cientistas por dia

24/03/2019 às 12:002 min de leitura

A área de ciências exatas costuma ser uma das mais difíceis para mulheres ingressarem. Os dados do Censo da Educação Superior mostram que, no Brasil, a presença delas em cursos da área é de apenas 41%, mesmo que sejam maioria entre quem conclui o ensino superior no País. O fenômeno não é exclusividade nossa, o que mostra o quanto a desigualdade de gênero ainda persiste no mundo e se reflete nas oportunidades profissionais.

As dificuldades de acesso e de permanência feminina no ambiente científico não significam, porém, que não existam cientistas mulheres; o problema é que ainda se sabe pouco sobre elas. Uma evidência disso é a Wikipédia, em que apenas 17% das biografias são sobre mulheres — e a coisa fica ainda pior quando procuramos pelas cientistas.

Foi diante desse cenário que a física Jessica Wade começou a criar biografias de mulheres cientistas, negras e parte da comunidade LGBTQI+. “Eu passei o último ano tentando aumentar a representação de mulheres cientistas e engenheiras na Wikipédia, para celebrar as contribuições importantes feitas por grupos sub-representados”, contou ela ao site The Next Web. Wade, que conduz uma pesquisa premiada no Imperial College London, posta um verbete por dia e, recentemente, alcançou a marca de 500 biografias escritas.

(Reprodução/Twitter Jessica Wade)

A ideia das postagens veio após ler o livro de Angela Saini, chamado "Inferior: The True Power of Women and the Science That Shows It", que olha para a ciência levando em conta clichês e preconceitos aplicados às mulheres. Wade diz ter descoberto que existia um viés no conteúdo da Wikipédia e decidiu iniciar o conteúdo. “Eu não esperava que alguém fosse prestar atenção ao que eu estava fazendo. Mas, na realidade, foi impactante ver o efeito do projeto, especialmente com as pessoas falando sobre estereótipos”, ela complementou.

O aumento da diversidade na ciência é algo prioritário para a pesquisadora. Ela afirma que seu objetivo é que uma pessoa jovem esteja em casa pesquisando sobre um assunto que ache interessante e encontre na Wikipédia o nome de cientistas mulheres e negras, pessoas com as quais ela se identifica e que tiveram um impacto em descobertas científicas.

Física adiciona uma biografia de cientistas mulheres à Wikipédia por dia via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: