Sonda da NASA em Marte registra dois eclipses solares

15/04/2019 às 03:001 min de leitura

A Curiosity Rover trabalha desde 2012 em marte, são mais de 6 anos registrando e enviando dados valiosos para a Terra. No último mês ela foi responsável por registrar dois eclipses solares no planeta vermelho. As duas luas de marte, Deimos e Phobos, foram capturadas dando um passeio na frente do sol.

A pequena e imprevisível Deimos

Fonte: NASA/reprodução

O primeiro eclipse registrado pela sonda aconteceu no dia 17 de março. Nesse dia Deimos, o menor dos astros em órbita no planeta, foi capturada em um trajeto pela frente do astro.

Deimos tem um raio de apenas 6,2 Km, bastante pequena ao se comparar com os 1.737,1 Km da nossa lua. Outra curiosidade interessante é sua órbita aparentemente anormal. Os cientistas da NASA têm bastante dificuldade em estimar a sua posição e já erraram mais de uma vez o seu trajeto. Essa nova captura de imagens pode ajudar a esclarecer melhor os fenômenos que afetam a órbita do astro.

A grande e catastrófica Phobos

Fonte: NASA/reprodução

Phobos já é um astro de proporções maiores, apresentando 11,3 Km de raio, entretanto ainda é menor do que a nossa lua. O eclipse aconteceu no dia 26 de março e cobriu uma parte razoavelmente maior da estrela do nosso sistema solar.

Phobos apresenta uma órbita perigosa e interessante, ela transita bastante próxima do nosso vizinho vermelho e que se aproxima cada vez mais. É estimado que em apenas 50 milhões de anos (e sim, isso é pouco tempo quando consideramos escalas astronômicas) a lua se chocará com marte ou se desfará em um anel de poeira cósmica.

Ficou interessado em ver as imagens? Pois saiba que a NASA atualiza constantemente os registros de seus achados no site da Jet Propulsion Laboratory da California Institute of Technology.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: