publicidade

Ladrões de dragões fazem com que Ilha de Komodo feche para turistas em 2020

22/04/2019 às 03:001 min de leitura

Os curiosos Dragões de Komodo atraem cerca de 10 mil turista por mês para a Ilha de Komodo na Indonésia. Infelizmente, alguns desses turistas aproveitam a visita para roubar os répteis para fins escusos, como usar a sua pele em artigos de moda e decoração, ou o seu sangue para fins medicinais. 

Em março a polícia da Indonésia diz ter prendido contrabandistas que teriam levado 41 dragões da ilha, além de outras espécies como pássaros e gatos selvagens. Esse caso, segundo o jornal Tempo da Indonésia, seria o estopim para a decisão de fechar a ilha.

Reprodução/ZSL London Zoo

Segundo o porta-voz do governo, Marius Jelamu, a Ilha de Komodo ficará fechada para turistas por um ano a partir de janeiro de 2020. Durante esse tempo os oficiais que trabalham na ilha garantirão a preservação do habitat natural dos dragões, bem como a manutenção de seus estoques de alimentos.

Essa não será a primeira vez que um grande destino turístico da Ásia/Oceania é fechado por mau comportamento dos visitantes. A praia de Maya Bay, na Tailândia, está fechada desde junho de 2018 para a recuperação de seus corais, sem previsão para abrir. Já a Ilha de Boracay, nas Filipinas, ficou seis meses fechada para limpeza e foi reaberta em outubro de 2018.

Reprodução/Sergey Uryadnikov/Shutterstock

Dragões de Komodo são considerados como uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza e são protegidos por lei na Indonésia. A Ilha de Komodo fica dentro do Parque Nacional de Komodo, que é tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Segundo a UNESCO existem mais de 5000 dragões vivendo no parque, que abrange as ilhas maiores de Komodo, Rinca, Pardar e outras ilhas menores. Apenas a Ilha de Komodo será fechada, então se você já estava planejando uma visita ao parque ano que vem, ainda terá a chance de ver os dragões.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: