Sangue líquido mais antigo do mundo pode ressuscitar cavalo extinto

24/04/2019 às 04:011 min de leitura

Quando “Jurassic Park” estreou nos cinemas, em 1993, muita gente ficou esperançosa de que os dinossauros voltassem à vidade através de técnicas de clonagem. Enquanto isso ainda parece improvável, um outro animal extinto, mas muito mais recente, pode voltar à vida: o cavalo de Lenskaya. Essa supostamente é a raça do potro encontrado fossilizado na Sibéria, em agosto do ano passado.

O animal teria no máximo uma ou duas semanas de vida, quando morreu, há cerca de 42 mil anos! Ele foi encontrado incrivelmente intacto, supostamente com resquícios de sangue líquido e pelos intactos. A raça Lenskaya viveu na região da Yakutia, a mais fria da Rússia, durante o Paleolítico Superior, no final da Idade da Pedra.

Pesquisadores do Museu Mamute, da Universidade Federal do Nordeste, em Yakutsk, na Rússia, explicam que o terreno de lama congelada no qual o animal foi preservado ajudou a manter órgãos e tecidos em excelentes condições. Sangue líquido foi extraído de vasos do coração do potro e já está sendo chamado de “o mais antigo da História”!

Potro permaneceu conservado na cratera de Batagaika (Fonte: Universidade Federal do Nordeste/Rússia - Siberian Times)

Segundo o doutor Semyon Grigoryev, do Museu Mamute, até os tecidos musculares apresentam sua tradicional cor mais avermelhada. “Podemos afirmar que esté o animal da Idade do Gelo mais bem preservado já encontrado no mundo”, complementa Grigoryev.

A bola agora passou para cientistas da Universidade e Fundação Sooam Biotech, que acredita ter sucesso na “ressurreição” dos cavalos de Lenskaya. Porém, já foram feitas 20 tentativas sem sucesso. Como a raça está extinta, será preciso sequenciar o genoma completo do potro, mas o completando com seu parente mais próximo vivo, no caso, cavolos da raça Jeju, da Coreia, que descende dos cavalos da Mongólia, uma das raças mais resistentes e antigas da linhagem equina.

Representação de como seria o cavalo de Lenskaya (Fonte: V. N. Lyakhov - Siberian Times)

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: