Conheça o pombo coroado, um dos pássaros mais bonitos do mundo

Conheça o pombo coroado, um dos pássaros mais bonitos do mundo

Último Vídeo

Não há uma resposta unânime para a pergunta “qual o animal mais bonito do mundo?”. A resposta pode variar e muito. Mas, uma coisa é certa, poucos responderiam: pombos.

A natureza é plural e uma verdadeira obra de arte, o número de belos animais exigiria uma escolha criteriosa e, nessa, os pombos ficariam de fora, certo? Depende. O nome pombo pode sim ser sinônimo de uma beleza que conquista muito mais pessoas do que podemos imaginar sem conhecer essa espécie de pássaro aqui.

O pombo coroado victoria pertence à família Goura, com quatro espécies com uma aparência única e que vivem no solo. Com penas azuis brilhantes e uma bela coroa no topo da cabeça, esse pombo pode atingir o tamanho de um peru, muito maior do que os “convencionais” que costumamos ver.

Mas por que ele tem esse nome?

Nativo da região da Nova Guiné, esse pássaro foi nomeado para homenagear uma das figuras mais importantes do século XIX na Europa, a rainha britânica Victoria, que governou o Reino Unido entre 1837 e 1901, data de sua morte.

Raras de se encontrar na natureza, a espécie é amplamente criada em cativeiro. O pombo coroado Victoria está incluído na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas como “quase ameaçada”, uma vez que o desmatamento crescente é grande ameaça ao seu habitat. Somado a isso, as fêmeas colocam apenas um ovo por acasalamento, que por sinal, é bastante complexo como já era de se esperar de uma ave tão bonita e chique.

O ritual de acasalamento, inclusive, é tão bonito quanto ele próprio. Ao se aproximar da fêmea, o macho inclina a cabeça para mostrar a suntuosa crista. O ritual ainda conta com uma canção particular, enquanto o macho abana intensamente o rabo. O pombo coroado Victoria não economiza na hora da conquista.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.