Sonda da NASA coleta pela 1ª vez dados de exoplaneta descoberto em 2018

Sonda da NASA coleta pela 1ª vez dados de exoplaneta descoberto em 2018

Último Vídeo

Descoberto em 2018 pelo satélite de pesquisa TESS, o exoplaneta chamado de LHS 3844b, tem uma superfície parecida com a da Lua ou de Mercúrio. É isso que apontam os dados obtidos recentemente pelo telescópio Spitzer, da NASA.

A maior probabilidade é de que o planeta rochoso tenha pouca ou nenhuma atmosfera e deve estar coberto pelo mesmo material vulcânico arrefecido que se encontra em zonas escuras da superfície do nosso satélite.

O satélite da NASA conseguiu ainda detectar a luz da superfície do planeta, que orbita uma anã-branca do tipo M, que é uma estrela fria e pequena. Detectar a luz do planeta não é tarefa fácil, uma vez que o planeta é ofuscado pelo brilho da estrela-mãe, aponta o jornal britânico Express.

Os dados coletados mostram ainda que o LHS 3844b leva 11 horas para dar uma volta completa em torno da estrela-mãe, o que indica que ele está constantemente virado para ela, a uma temperatura que pode chegar a 770 °C. O calor do exoplaneta faz com que ele irradie grande quantidade de luz infravermelha.

Acredita-se que será possível observá-lo durante o dia com um telescópio infravermelho da NASA. O LHS 3844b está a 47,6 anos-luz da Terra e é 1,3 vezes maior do que o nosso planeta.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.