Sonda da NASA coleta pela 1ª vez dados de exoplaneta descoberto em 2018

Último Vídeo

Descoberto em 2018 pelo satélite de pesquisa TESS, o exoplaneta chamado de LHS 3844b, tem uma superfície parecida com a da Lua ou de Mercúrio. É isso que apontam os dados obtidos recentemente pelo telescópio Spitzer, da NASA.

A maior probabilidade é de que o planeta rochoso tenha pouca ou nenhuma atmosfera e deve estar coberto pelo mesmo material vulcânico arrefecido que se encontra em zonas escuras da superfície do nosso satélite.

O satélite da NASA conseguiu ainda detectar a luz da superfície do planeta, que orbita uma anã-branca do tipo M, que é uma estrela fria e pequena. Detectar a luz do planeta não é tarefa fácil, uma vez que o planeta é ofuscado pelo brilho da estrela-mãe, aponta o jornal britânico Express.

Os dados coletados mostram ainda que o LHS 3844b leva 11 horas para dar uma volta completa em torno da estrela-mãe, o que indica que ele está constantemente virado para ela, a uma temperatura que pode chegar a 770 °C. O calor do exoplaneta faz com que ele irradie grande quantidade de luz infravermelha.

Acredita-se que será possível observá-lo durante o dia com um telescópio infravermelho da NASA. O LHS 3844b está a 47,6 anos-luz da Terra e é 1,3 vezes maior do que o nosso planeta.