NASA estuda mistério que surgiu depois de explosão de estrela

NASA estuda mistério que surgiu depois de explosão de estrela

Último Vídeo

Uma imagem capturada pelo satélite NuSTAR da NASA tem levantado algumas teorias sobre algo que, até então, nunca havia sido visto. Ao estudar o fenômeno da supernova — quando uma estrela explode —, os cientistas capturaram a imagem abaixo. A parte verde, ao centro, é a supernova no momento exato da explosão. Os pontos azul e verdes acima apareceram dez dias depois em uma nova imagem registrada pelo satélite.

Ponto verde ao centro é a explosão de uma estrela. Pontos azuis acima são o mistério que a NASA tenta entender. Reprodução NASA

Para os astrônomos, esse período de dez dias foi muito pouco para explicar o surgimento desses pontos, que ainda não se sabe o que são. A título de comparação, a explosão de uma estrela emite luz suficiente para ofuscar uma galáxia inteira — momento registrado pelo ponto verde mais ao centro da imagem.

O que seriam, então, as duas outras luzes que apareceram no mesmo local com dez dias de intervalo?

A NASA estuda algumas teorias, inclusive a de que se tratariam de buracos negros, que sugam todos os elementos ao redor. Isso faz com calor seja gerado e luz seja emanada. Outra alternativa é que os pontos seriam, na verdade, estrelas de nêutronsobjetos extremamente densos que surgem a partir da explosão de estrelas e também são capazes de sugar objetos ao seu redor e gerar uma quantidade de luz — apenas perceptível através de um satélite potente como o da NASA.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.