Por que os sapos depositam seus ovos em pegadas de elefantes?

11/10/2019 às 14:001 min de leitura

Os sapos de Mianmar, país antes conhecido como Birmânia, descobriram um lugar inusitado para depositar seus ovos e fazer seus "berçários": as trilhas cheias de poças d'água deixadas pelos elefantes no solo úmido das florestas tropicais.

Estudo feito por biólogos e herpetólogos (estudiosos de répteis e anfíbios) da Universidade de La Verne da Califórnia, e publicado na revista Mammalia, afirma que a água acumulada dentro dos rastros dos elefantes duram mais de um ano e permanecem como um verdadeiro ecossistema lacustre, mesmo durante a estiagem, fornecendo um habitat temporário e protegido de predadores para os anuros (sapos, rãs e pererecas). Essas trilhas poderiam funcionar como trampolins naturais a conectar essas populações de anfíbios.

Engenheiros de ecossistema

Muitos animais fornecem de graça esse serviço essencial de criar habitat e construir "residências", ainda que provisórias, para outras espécies que não são capazes de fazê-las por si próprias. Embora possam parecer precárias, seriam vistas como arranha-céus ou condomínios de luxo no mundo humano.

Os elefantes asiáticos, quando pisam, forrageiam e deixam o seu (não tão pequeno) cocô, formam uma enorme pegada ambiental, literalmente. Esses imprints paquidérmicos são marcantes, e profundos.

Fonte: De Gruyter

Os hábitos alimentares desses avantajados proboscídeos convertem faixas de vida vegetal em adubo que, a um só tempo, enriquece o solo da floresta e fornece nutrientes para as criaturas terrestres e aquáticas. Ao derrubar galhos e árvores, os elefantes acabam criando abrigos naturais para lagartos e pequenos mamíferos.

Salvem os elefantes! E os girinos!

Infelizmente, esse animal maravilhoso, o Elephas maximus, está marcado na lista da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como uma espécie ameaçada de extinção.

Steven Platt, que liderou a equipe de pesquisadores nas florestas de Mianmar, alerta que: "Quando você perde uma espécie, pode, sem saber, estar afetando outras, e esse é motivo pelo qual proteger ecossistemas intactos, com a manutenção da biodiversidade, é tão importante."

Isso significa que, por mais que pareça sem nexo, salvar os elefantes de extinção acaba sendo o mesmo que salvar os sapos, e todos os condômino das pegadas daqueles grandões. Não tem muita lógica, mas uma certa beleza.