publicidade

Por que alguns homens têm a barba ruiva, mas não são ruivos?

11/10/2019 às 15:001 min de leitura

Desde que a moda hipster entrou em ação, temos visto cada vez mais homens usando barbas. Alguns com elas bem cheinhas, outros com uma barba mais ralinha e falhada, mas uma coisa é certa: todos querem a barba! Agora, provavelmente, você já se deparou com um cara moreno ou loiro e com uma incrível barba ruiva (o que às vezes pode causar certo estranhamento ao olhar), e se perguntou se ele pintava ou o motivo disso acontecer, certo? Eis a resposta:

A pesquisadora de genética Petra Haak-Bloem contou que tudo se resume ao gene MC1R. Este gene, que configura a cor dos nossos cabelos, é chamado de “traços hereditários dominantes incompletos”, mas o que isso quer dizer? Os genes podem se desenvolver de forma diferente de acordo com cada parte do corpo: como cabeça, barba, sobrancelhas e até púbis.

(Fonte: KML/Pexels)

A pesquisadora conta um pouco sobre este importante gene, MC1R: “Mais de uma década atrás, os pesquisadores descobriram que um gene (MC1R) no cromossomo 16 desempenha um papel importante em dar às pessoas o cabelo ruivo. A tarefa do MC1R é produzir uma proteína chamada melanocortina 1. Essa proteína desempenha um papel importante na conversão da feolmelanina em eumelanina”.

Sabendo disso, quando acontece do MC1R chegar com uma mutação em alguém, vindo tanto do pai quanto da mãe, a pessoa acaba nascendo ruiva e com a pele clara, que é o que estamos “acostumados” a ver.

Entretanto, se você receber o MC1R mutado de apenas um dos seus pais, o cabelo ruivo não será dominante no seu corpo, mas poderá aparecer esporadicamente nos lugares que foram citados acima.

(Fonte: alh1/VisualHunt)

Então, pode ficar tranquilo! A barba ruiva não quer dizer que rolou algum tipo de traição na sua família não, só que você tem um gene que sofreu mutação!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: