Como mudar o mundo através do Prêmio Nobel?

15/10/2019 às 11:002 min de leitura

Estabelecido em 1895, o Prêmio Nobel, idealizado pelo filantropo sueco Alfred Nobel, já reconheceu mais de 900 pessoas e organizações por todo o mundo em virtude de suas contribuições científicas e culturais nos campos da literatura, paz, economia, química e física. Os laureados, como são conhecidos os condecorados nesta premiação, além de fixarem seus nomes na história, continuam apresentando seus esforços mundialmente.

Foto do testamento de Alfred Nobel com direcionamentos para a sequência da premiação
Reprodução: Nobel Prize/ Foto: Alexander Mahmoud

Como ganhar um prêmio Nobel?

A boa notícia é que não existem pré-requisitos mínimos para ser um laureado, mas algumas características em comum aos vencedores podem ajudar na busca por essa conquista. Além da clara quebra de paradigma, os vencedores precisam apresentar ideias ou ações que possuam o poder de mudar um campo de atuação ou uma linha de raciocíno social favorecendo a resolução de problemas mundiais.

Conheça algumas dessas contribuições que podem inspirar os próximos feitos:

Laureados em 2014: Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi
Reprodução: Nobel Prize/ Foto: Ken Opprann

Marie Curie

Primeira mulher a ganhar o prêmio, a cientista contribuiu com a sua pesquisa sobre os princípios da radioatividade. Ela, seu marido Pierre e Henri Becquerel receberam juntos a honraria em 1903. Oito anos após esse feito, Maria Curie foi novamente vencedora. Graças às suas contribuições, máquinas de raio-x puderam ser construídas para auxiliar feridos no início da Primeira Guerra Mundial. E se já não fosse suficiente, sua filha, Irene Joliot-Curie também foi laureada em 1935.

Albert Einstein

Conhecido e estudado por todo o mundo, Einstein foi um dos laureados por sua contribuição nos estudos fotoelétricos e de teoria quântica, em 1921. Em sua pesquisa, a classe científica recebeu informações preciosas sobre a construição da luz por outras partículas; o que levou ao desenvolvimento da célula fotoelétrica. Esse feito derivou inúmeras invenções, incluindo, por exemplo, o principio da televisão.

Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi

Além de famosos cientistas, químicos e líderes sociais do passado, o século XXI também conquistou grandes contribuições. Em 2014, Malala Yousafzai foi considerada a mais jovem da história a vencer um Nobel com seu trabalho em prol da educação no Paquistão. Kailash, do mesmo país, foi condecorado por sua dedicação contra o trabalho infantil.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: