publicidade

Veja como os pássaros enxergam o mundo muito mais colorido

22/10/2019 às 07:002 min de leitura

Se antes pouco sabíamos sobre os sentidos dos animais, hoje temos bastante informação sobre eles, principalmente a visão. Nos últimos anos, cientistas descobriram que a diversidade de formas de enxergar o mundo é imensa. As libélulas, por exemplo, têm um cérebro tão rápido que visualizam o mundo em câmera lenta, e cavalos e zebras têm os olhos naquele formato para fugirem mais rapidamente dos predadores. Porém, nenhum animal tem uma visão tão interessante quanto os pássaros. 

A megavisão das aves

Vários pássaros possuem a visão quase como um superpoder dos heróis. Por exemplo: uma espécie de pássaro havaiana, a Palila, se alimenta de sementes extremamente venenosas que matam outros animais de pequeno porte. Pombos não são as aves mais queridas do mundo, mas eles conseguem reconhecer cores melhor do que qualquer outra espécie no planeta e, por isso, muitas vezes são utilizados em resgates.

Enquanto os humanos conseguem ver três espectros de cores, os pássaros são capazes de identificar quatro: azul, verde, vermelho e ultravioleta. Esse último espectro não é captado pelo olho humano. 

espetro de cores
Espectros de cores vistas pelos pássaros. Fonte: Bored Panda

Estudos comprovam essa diferença entre a visão humana e a animal

Em 2007, uma equipe de cientistas realizou uma pesquisa com a ajuda de um espectrofotômetro (aparelho que mede a quantidade de luz absorvida, refletida ou transmitida por um objeto) para analisar 166 espécies de pássaros norte-americanos. De uma perspectiva humana, em 92% das espécies, machos e fêmeas eram idênticos. Porém, o que o estudo constatou foi que essas aves enxergam cores que apenas outros pássaros conseguiam detectar. 

diferença de cores na visão humana
Fonte: Bored Panda

Por exemplo: a espécie Icteria virens aparece aos olhos humanos como um pássaro de penas azuladas e amarelas. Já na visão dos pássaros, as fêmeas apresentam uma imensa quantidade de cores que apenas eles veem. Para comprovar essa teoria, outro estudo colocou um macho e uma fêmea dessa espécie, empalhados, na natureza para ver como seria a reação dos espécimes vivos. O resultado foi que o macho foi atacado por outros enquanto a fêmea foi cortejada. Isso comprovou que os pássaros enxergavam algo que os cientistas não conseguiam ver, já que aos olhos dos pesquisadores ambas as aves empalhadas pareciam idênticas.  

diferença na visão das cores
Fonte: Bored Panda
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: