'Plutão é um planeta', continua afirmando administrador da NASA

'Plutão é um planeta', continua afirmando administrador da NASA

Último Vídeo

Uma coisa ninguém pode negar: Jim Bridenstine, administrador da NASA, é um homem que mantém sua palavra. Seu discurso continua o mesmo e o administrador voltou a afirmar, em público, que Plutão é, sim, um planeta. O debate sobre o retrocesso de Plutão de planeta a “planeta anão” vem de longa data, mas observações da sonda New Horizons, da agência espacial americana, revelaram que ele é muito mais complexo do que o esperado.

De acordo com o discurso de Bridenstine no Congresso Astronáutico Internacional, em Washington, no final do mês passado, Plutão provavelmente possui um oceano subterrâneo, materiais orgânicos na superfície e uma atmosfera multicamada. “Estou aqui para dizer como administrador da NASA que acredito que Plutão é um planeta”, disse.

Plutão foi reduzido a planeta anão em 2006. (Fonte: Pixabay)

Promovido a planeta

Não foi a primeira vez que o administrador da NASA fez comentários sobre Plutão. Porém, a definição oficial ainda é a mesma, apesar de suas características complexas. Ou seja, Plutão continua não sendo um planeta.

Plutão foi reduzido a planeta anão em 2006, quando diversos outros corpos estavam sendo descobertos ao redor do sistema solar. A mudança de status, no entanto, não convence Bridenstine. “Acho que a maneira como você deve definir um planeta é baseada em seu valor intrínseco. Eu sei que muitos cientistas concordam com essa avaliação – de Plutão como planeta – e precisamos continuar informando as pessoas, porque essa missão da New Horizons é incrível e continua nos dando boas informações”, disse.

Apesar de sua insistência, ele não sugeriu nenhuma medida concreta para alterar essa definição.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.