Explosão de meteoros poderá ser vista na madrugada de sexta-feira

Explosão de meteoros poderá ser vista na madrugada de sexta-feira

Último Vídeo

A Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), organização sem fins lucrativos que monitora a presença de meteoros para fornecimento de dados científicos, divulgou que os brasileiros podem ter a chance de ver uma explosão de meteoros na madrugada da próxima sexta-feira (22). A "chuva" deve acontecer entre 1h30 e 2h10 no horário de Brasília.

Os meteoros em questão são conhecidos como Alfa Monocerotídeos. Caso a previsão da Bramon se concretize, poderemos visualizar uma taxa de queda de 400 a 600 meteoros por hora, muito possivelmente à olho nu. Na verdade, é até recomendável não utilizar equipamentos como telescópios ou binóculos, já que eles restringem o campo de visão. Contudo, o ideal é que você esteja em um local sem ou com pouca poluição para ver as "estrelas cadentes", como as conhecemos.

De acordo com a previsão, os brasileiros devem estar em um dos melhores locais do planeta para observar o fenômeno, já que a Lua ainda não estará alta o suficiente para ofuscá-lo. Veja como deve ser a visibilidade no planeta:

(Fonte: Reprodução/Frank Reed)

Na hora da chuva de meteoros, considere a direção leste, cerca de 45º acima do horizonte. Aproveite esse evento incrível que o universo nos proporcionará!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.