publicidade

A evolução dos foguetes da SpaceX em imagens

22/11/2019 às 13:002 min de leitura

A SpaceX nada mais é do que uma companhia norte-americana que trabalha com sistemas aeroespaciais e serviços espaciais, tendo sido fundada pelo empreendedor Elon Musk em 2002. Seu objetivo inicial era mandar uma missão a Marte. No entanto, decorrido todo esse tempo, eles avançaram de forma expressiva em termos de tecnologia espacial.

Com efeito, eles reutilizam foguetes com frequência, encaminham missões de carga para a Estação Espacial Internacional e pretendem, futuramente, levar astronautas da NASA para diferentes missões.

Veja adiante o histórico do desenvolvimento de naves e foguetes da empresa.

O primeiro passo da SpaceX: o Falcon 1

Falcon 1. (Fonte: SpaceX/Divulgação)

O Falcon 1 corresponde ao primeiro foguete confeccionado pela companhia. Sua capacidade de transporte era o equivalente a 670 kg, com o objetivo de voar na baixa órbita da Terra. Suas atividades se iniciaram em 2006, apresentando cinco lançamentos ao longo do tempo. 

O último lançamento foi em 14 de julho de 2009, quando ela colocou em órbita, na região espacial da Malásia, um satélite chamado RazakSat.

O desenvolvimento do Falcon 9

Falcon 9. (Fonte: SpaceX)

Devido a uma demanda de mercado por um foguete com maior capacidade, a empresa de Elon Musk deu um salto qualitativo e começou a desenvolver o Falcon 9. Ele tem uma capacidade de carga útil de até 13 toneladas e, assim como o Falcon 1, também foi enviado para a baixa órbita terrestre.

A elaboração do projeto começou em 2005, mas sua estréia ocorreu em 2009, partindo da Estação da Força Aérea de Cape Canaveral, na Flórida.

Dragon

Dragon. (Fonte: SpaceX)

A companhia escondeu durante um ano e meio o desenvolvimento da nave de carga Dragon. O projeto foi finalmente apresentado em março de 2006, em meio a uma proposta para o programa de demonstração de Serviços de Transporte Orbital Comercial da NASA.

Posteriormente, em 2008, a NASA escolheu a Dragon para prestar serviços comerciais com fins de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional.

Grasshoper

Grasshoper. (Fonte: Chris Tompson/SpaceX)

O Grasshoper correspondia a um protótipo de foguete cuja intenção era proporcionar uma maior experiência para a empresa em termos de impulsão vertical de pouso.

Ele realizou oito voos de teste entre os anos de 2012 e 2013, sendo essencial para a primeira fase de reutilização da Falcon 9.

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: