publicidade

Entenda porque você não deve arrancar as unhas do seu gato

17/02/2020 às 04:002 min de leitura

Se você achava que as únicas formas de impedir o seu gato de destruir o seu sofá novo eram com a aparação das unhas ou com a compra de arranhadores, você está enganado. Algumas pessoas acabaram tomando medidas mais radicais para evitar arranhões e perdas materiais, realizando um procedimento chamado de "declawing".

O declawing é a retirada de parte de um osso preso à garra do gato para que as suas unhas sejam completamente removidas e não voltem a crescer. Essa é uma prática considerada ilegal em alguns locais, como no Reino Unido e no Brasil.

Agora, de acordo com um novo estudo, o declawing pode ainda trazer consequências ruins ao longo prazo para o seu animal: como eles tiveram as suas "pontas dos pés" removidas, eles sentirão uma maior dificuldade para caminhar. Alguns donos também relatam que seus gatos ficaram mais agressivos depois do procedimento.

Pata, Gato Da Pata, Gato, Animal, Gato Doméstico
O declawing é uma operação no qual é retirado uma parte do osso preso à garra dos gatos (Fonte: Pixabay/Divulgação)

Um problema a menos com o gato? Não é bem assim...

Para comprovar os malefícios dessa cirurgia, pesquisadores analisaram 274 gatos de variadas idades, sendo que metade deles não conta com suas garras. Também foram examinados animais nessas condições que estavam em abrigos ou passando por consultas veterinárias, nas quais foi procurado algum sinal que indicasse a presença de dor no felino.

Descobriu-se que um gato que passou pela técnica de declawing têm sete vezes mais chances de fazer xixi no lugar errado, quatro vezes mais de morder pessoas, três vezes de ficarem mais agressivos e três vezes mais propensos a terem problemas nas costas ou dor crônica nas patas.

Uma alternativa para não precisar chegar a medidas tão extremas é pelo treinamento dos animais. Ensiná-los que não é permitido arranhar os móveis da casa e direcionar a sua atividade de afiar as unhas para arranhadores e brinquedos é a melhor forma de deixar a sua casa intacta.

Além disso, cortar e lixar as unhas do gato também é uma solução, entretanto, é preciso fazê-los da maneira correta para que elas não encravem ou sangrem, o que causará muita dor ao animal.

Treinar os seus gatos para não arranharem os móveis é uma alternativa à técnica de declawing (Fonte: Wikimedia/Divulgação)
Fonte
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: