'Vulcões de gelo' entram em erupção em praia do Lago Michigan

'Vulcões de gelo' entram em erupção em praia do Lago Michigan

Último Vídeo

Algumas fotos das margens do Lago Michigan chamaram a atenção assim que foram publicadas no Twitter. O registro foi feito por um funcionário do NWS Grand Rapids, que tuitou “Você nunca sabe o que encontrará no lago, hoje foram vulcões”. O Serviço Nacional de Meteorologia também capturou e divulgou o “estranho fenômeno”.

As imagens mostram o “vulcão de gelo” em erupção na neve que margeia o lago. Mas, apesar do apelido, ele não é exatamente um vulcão. São montes em forma de cone que se formam nas margens dos lagos. A água entra em buracos de gelo que possuem uma fina camada de gelo ao redor. A água escorre sob essa camada e cria pressão capaz de forçar os jatos de água para a superfície.

Fonte: National Weather Service of Grand Rapids

Quando o ar está muito frio, a água liberada congela e forma um “mini vulcão”. “Eles [os vulcões de gelo] podem ser muito perigosos de escalar porque são ocos e construídos sobre esse buraco no gelo. Nunca vá se aventurar neles”, alerta Tom Niziol, colaborador do blog Categoria 6, do Weather Underground.

Apesar de não ser a primeira vez que um vulcão de gelo se forma, Niziol afirma que é um fenômeno raro. O meteorologista da AccuWeather, Matt Benz, diz que é preciso as condições certas durante um período de tempo para que as formações se desenvolvam.

Os vulcões de gelo se formam, geralmente, próximos de grandes massas de água e onde as temperaturas abaixo de zero permitem que uma plataforma de gelo se forme sobre a superfície da água ao longo da costa.

Além disso, as ondas debaixo dessa plataforma precisam ser fortes o suficiente para empurrar a água, quebrando o gelo. Normalmente, eles se formam ao longo da costa porque os ventos agitam as ondas de forma consistente.

Fonte: National Weather Service of Grand Rapids

Quando o fenômeno foi visto perto do Lago Michigan, o vento estava quase no Oeste, o que o tornava ideal para empurrar as ondas, explicou Benz.

Os Grandes Lagos são mais propensos à formação de vulcões porque, ao contrário dos lagos menores, a água não congela completamente antes que o gelo se acumule. Portanto, se você pretende ver um desses “fenômenos”, aposte nos Grandes Lagos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.