Abril é o mês oficial em que o planeta Vênus irá brilhar

02/04/2020 às 11:002 min de leitura

Durante o mês de abril, o planeta Vênus, que se encontra há 41 milhões de km de distância da órbita da Terra, dominará o céu noturno ocidental, oferecendo vistas espetaculares atingindo um brilho fascinante para os amantes de astronomia. 

Durante um período de cerca de 30 dias, o planeta irá ter seu ponto de brilho maior alcançado, além de apresentar uma crescente longa e estreita vista por meio de telescópios, e vai se manter acima do tempo normal de visualização após o pôr do sol. Os especialistas afirmam ser possível visualizar o planeta de qualquer ponto do mundo olhando para oeste após durante o crepúsculo que antecede a noite.

(Fonte: Sky Safari)(Fonte: Sky Safari)

Vênus aparecerá dramaticamente perto das Plêiades, da constelação de touro, durante as primeiras noites de abril. A partir do dia 3 de abril, Vênus estará apenas a um quarto de grau a sudeste de Alcyone, uma estrela brilhante do aglomerado conhecido como "As Sete Irmãs". Somente uma vez em cada oito anos, o planeta Vênus pode chegar perto das Pleiades e além de 2020, o brilho máximo também poderá ser atingido ainda em 2028, 2036, 2044 e 2052.

Os telescópios mostrarão o diâmetro aparente de Vênus aumentando consideravelmente durante todo o mês de abril, enquanto sua fase diminui de 47% para 25% acesa. Para quem tiver um binóculo em casa, durante o dia será possível ter uma visão a olho nu do planeta durante este mês. 

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A maior extensão iluminada do planeta no céu noturno ocorrerá em 28 de abril de 2020. Isso sempre acontece 36 dias após Vênus atingir o maior alongamento oriental (durante o período vespertino) e isso ocorreu em 24 de março de 2020. Essa data também pode ser confirmada porque o fenômeno antecede cerca de 36 dias antes de Vênus realizar uma varredura para uma conjunção inferior, que acontecerá em 3 de junho de 2020. 

Em seu maior alongamento, no céu noturno ou matutino, o disco de Vênus será aproximadamente 50% coberto pela luz do sol.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: