Geleira da Antártica está sendo engolida pelo cânion mais profundo do mundo

Geleira da Antártica está sendo engolida pelo cânion mais profundo do mundo

Último Vídeo

Por meio de um estudo publicado no último dia 23, na revista Geophysical Research Letters, pesquisadores afirmam que o flanco ocidental do glaciar Denman, na Antártica, recuou cerca de cinco metros entre os anos de 1998 e 2018.

Entretanto, um dos motivos apontados pelo estudo é que um cânion localizado abaixo da geleira pode estar fazendo com que o seu processo de derretimento acelere.

Esse novo cânion, conhecido até então como Vale Denman, está isolado do mar por conta de todo o gelo presente em seu interior e no alto da ravina. Por conta dos seus quase 3,3 quilômetros de profundidade, é considerado o maior cânion do mundo.

Vista aérea do glaciar DenmanVista aérea do glaciar Denman

Consequências do aquecimento global

Também existe uma preocupação com relação ao derretimento dessa geleira. No mesmo estudo, aponta-se que o nível do mar pode subir até 1,5 metro caso a geleira se descongele completamente.

Uma das primeiras consequências do aumento do nível do mar é a inundação das áreas costeiras, afetando comunidades ribeiras e cidades que se localizam próximas ao litoral.

Os animais também precisarão se adaptar às mudanças no clima, sendo obrigados a migrar para outras regiões. Já é comum lidar com a falta de certos peixes em alguns locais do mundo por conta da mudança de temperatura da água.

O aquecimento global traz consequências para pessoas e animaisO aquecimento global traz consequências para pessoas e animais

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.