publicidade

Espécie de lagarto dá à luz e põe ovos ao mesmo tempo

08/04/2020 às 12:002 min de leitura

Pesquisadores da universidade de Sidney, na Austrália, estão estudando uma espécie de lagarto com hábitos curiosos. O animal da espécie Saiphos equalis, popularmente conhecido na região como "skink de três dedos", consegue dar à luz animais vivos e também colocar ovos. O normal é que esses animais realizem apenas um desses dois processos, se tornando vivíparos (que realizam o parto de animais vivos) ou ovíparos (que colocam e chocam ovos).

Como é possível dar à luz e chocar ovos ao mesmo tempo?

Os estudiosos perceberam que na reprodução ovípara dos lagartos, os ovos ficam por um período muito longo dentro do corpo da fêmea antes de serem colocados para fora. Além disso, os ovos normais da espécie eclodem após 35 dias após estarem no ambiente. Entretanto, alguns levam apenas 5 dias para serem chocados.

Também foram flagradas algumas fêmeas que colocaram ovos e deram à luz filhotes vivos em uma mesma ninhada. De acordo com os estudiosos, essa mudança pode ser causada por mudanças genéticas relacionadas ao útero desses animais.

Os genes dos úteros ovíparos passam por poucas mudanças quando estão com ovos ou vazios. Já os dos vivíparos passam por várias modificações, já que todo o suporte necessário para a sobrevivência do animal precisa ser provido por ele.

Ao analisar o órgão dos lagartos que dão à luz e colocam ovos, foi observado pelos pesquisadores que tanto para botar quanto para desenvolver um embrião, o útero passa por uma remodelagem, por isso consegue fazer as duas reproduções.

Espécie de lagarto skink de três dedosEspécie de lagarto skink de três dedos

O que é a reprodução bimodal?

O fenômeno realizado pelo skink de três dedos é chamado de "reprodução bimodal", algo que é bastante raro de se ver na natureza. Muitos estudiosos defendem a hipótese de que os primeiros seres existentes na terra eram ovíparos, ou seja, os embriões precisavam estarem envoltos por uma casca para se desenvolverem.

Assim, uma evolução ocorreu, passando a transformar certas espécies em vivíparas, ou seja, os embriões são nutridos dentro do útero da mãe por meio da placenta. O que é defendido pelos estudiosos atualmente é que essa mudança esteja sendo feita gradualmente pelo skink e outras espécies de lagartos.

Pesquisadores acreditam que útero de lagarto se modela para colocar ovos e dar à luz filhotes ao mesmo tempoPesquisadores acreditam que útero de lagarto se modela para colocar ovos e dar à luz filhotes ao mesmo tempo

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: