publicidade

Marte é destaque entre principais eventos astronômicos de julho

01/07/2020 às 13:302 min de leitura

O mês de julho é um período histórico para a ciência espacial e a exploração do universo. Com a aproximação da órbita da Terra com a de Marte, agências globais aproveitarão desse momento para lançar uma série de novas missões no planeta vermelho.

Além disso, o mês contará com eventos astronômicos como eclipses lunares e chuvas de meteoros, de possível observação no Brasil. Confira abaixo o calendário!

Eclipse lunar penumbral (05/07)

Eclipse lunar penumbral, em 05 de julhoEclipse lunar penumbral, em 05 de julho

Em razão do alinhamento imperfeito entre Sol, Terra e Lua, a luz não alcança a totalidade da superfície da Lua e gera uma sombra parcial chamada de penumbra. O acontecimento ocorrerá em 05 de julho e terá uma duração aproximada de três horas.

Apesar de difícil visibilidade, as maiores chances de presenciar o evento estarão em parte da América do Norte, América do Sul, leste da Europa e oeste do Atlântico e África.

Lançamento do satélite Hope Mars (14/07)

Lançamento do satélite Hope Mars, previsto para 14 de julhoLançamento do satélite Hope Mars, previsto para 14 de julho

A missão será marcada na história como a primeira iniciativa interplanetária liderada por um país árabe. Com lançamento previsto para 14 de julho, o satélite Hope será lançado a partir de uma base no Japão para chegar na órbita de Marte em 2021 e irá oferecer uma imagem completa da atmosfera do planeta para análises da variação do clima ao longo dos anos.

Um dos principais focos será a coleta de dados, inicialmente durante dois anos, das conexões entre a atmosfera superior e inferior do planeta vermelho, para descobrir a causa da perda de hidrogênio e oxigênio no espaço. O projeto também marcará um esforço global para atingir a proposta, ao contar com a colaboração conjunta entre os Emirados Árabes e universidades dos Estados Unidos.

Missão chinesa Tianwen-1, em Marte (23/07)

Missão da China Tianwen-1, prevista para 23 de julhoMissão da China Tianwen-1, prevista para 23 de julho

Denominada Tianwen-1 (que significa “perguntas para o Céu”), a iniciativa da China na exploração de Marte incluirá três veículos: orbiter, lander e rover. Eles foram projetados para sondar a atmosfera de Marte e procurar sinais de vida, no passado e presente, na superfície.

Caso a missão seja um sucesso, a China será a terceira nação a pousar no planeta (atrás de Estados Unidos e Rússia) e a segunda a explorar o local através de um rover (único país que já realizou foi EUA).

Chuva de meteoros (27/07)

Chuva de meteoros Delta AquáridasChuva de meteoros Delta Aquáridas

Com início em meados de julho, a chuva de meteoros Delta Aquáridas atingirá seu pico no final do mês. Este evento será resultado de partículas dos cometas Marsden e Kracht, no momento em que a Terra encontrar com os escombros e será mais observado no hemisfério Sul, com destaque para o Brasil.

Exploração da cratera Jezero, em Marte (30/07)

Lançamento do rover Perseverance para explorar MarteLançamento do rover Perseverance para explorar Marte

No final de julho, a NASA lançará o rover Perseverance para a exploração inédita da cratera Jezero, em Marte. O projeto foi desenvolvido para para coletar amostras e procurar sinais de vida microbiana passada para avaliar se o planeta já sustentou vida.

“O local de aterrissagem na cratera Jezero oferece terreno geologicamente rico, com formas de relevo que chegam a 3,6 bilhões de anos que podem responder a importantes perguntas sobre evolução planetária e astrobiologia”, disse Thomas Zurbuchen, em comunicado da NASA.

Com um design que se assemelha a traços da aparência humana, o robô espacial carregará em seu interior um pequeno helicóptero experimental, chamado de Ingenuity. Tal veículo será o primeiro a voar em outro planeta.

Marte é destaque entre principais eventos astronômicos de julho via TecMundo

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: