Dizer “não sei” é mais comum entre pessoas inteligentes

Dizer “não sei” é mais comum entre pessoas inteligentes

Último Vídeo

Essa é uma conclusão lógica, que muitas pessoas já observaram na prática, mas que, agora, também é corroborada pela ciência: assumir que não tem conhecimento sobre um tema é uma característica mais comum entre pessoas inteligentes

De acordo com o estudo, publicado recentemente no The Journal of Positive Psychology, "a aprendizagem requer humildade para se dar conta de que há algo que aprender". Os especialistas chamaram essa consciência de "humildade intelectual".

Além disso, muitas pessoas acreditam que podem falar sobre assuntos que não entendem justamente porque não têm dimensão da própria ignorância sobre eles.

Como funcionou o estudo?

Ao todo, a pesquisadora Elizabeth Krumrei-Mancuso e sua equipe realizaram cinco estudos. O objetivo era descobrir a relação entre a humildade intelectual e outros aspectos, como a aquisição de conhecimento e a percepção do próprio conhecimento. 

Para avaliar a humildade intelectual, os participantes da pesquisa responderam questionários perguntando se aceitavam críticas a suas crenças, respeitavam os pontos de vista de outras pessoas e se estavam prontos para mudar de opinião. 

As pessoas com pontuação mais alta em humildade intelectual tinham menos tendência a dizer que sabiam sobre coisas que não tinham como saber, em testes posteriores. Elas também subestimavam seu desempenho em uma prova de habilidades cognitivas. 

No geral, os estudos também descobriram que pessoas mais humildes em relação ao próprio intelecto também tendem a ser mais curiosas, ter uma mente mais aberta e gostar de exercitar seus pensamentos. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.