Neve rosa misteriosa é descoberta nos Alpes

08/07/2020 às 06:021 min de leitura

A neve é tão conhecida por ser branca que existe até o ditado "branco como a neve", porém nem sempre ela tem essa coloração. Cientistas italianos estão investigando o surgimento de uma misteriosa neve rosa na região dos Alpes. O fenômeno, que tem sua beleza, está intrigando cientistas e aparecendo em vários países europeus.

A neve rosa nos alpes italianos. (Fonte: Miguel Medina/AFP/Reprodução)A neve rosa nos alpes italianos. (Fonte: Miguel Medina/AFP/Reprodução)

O que é a neve rosa?

O representante do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália Biagio di Mauro comentou que a coloração tem explicação e causa. Ele afirmou que a cor rosa é consequência do aparecimento de colônias da alga Ancylonema nordenskioeldii, muito famosa em períodos de primavera e verão nas regiões gélidas da Itália, Suíça, Groenlândia e nos polos. 

Entretanto, a alga em si não é nada perigosa, mas é um sinal preocupante para o meio ambiente. Isso porque ela representa uma aceleração do aquecimento global e, consequentemente, do derretimento das geleiras e neves. 

O derretimento de neve e geleiras são questões preocupantes do aquecimento global. (Fonte: Pexels)O derretimento de neve e geleiras são questões preocupantes do aquecimento global. (Fonte: Pexels)

Outras consequências da coloração rosa

A neve rosa também causa mais um problema que aumenta o derretimento: torna a neve mais escura. Ainda que pareça pouco, o escurecimento do branco potencializa a absorção de calor e, consequentemente, aumenta a liquefação nessas regiões. 

O derretimento da neve também gera uma cadeia de problemas, como o aumento do nível do mar, que promove impactos negativos em regiões costeiras com fenômenos como: a erosão destrutiva, as inundações em áreas úmidas e um habitat perdido para peixes, pássaros e plantas.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: