publicidade

Uma galáxia fofa e macia? Veja a nova descoberta do telescópio Hubble

10/07/2020 às 15:002 min de leitura

Qual é a textura de uma galáxia? Elas são grandes — e distantes — demais para que a gente possa tocar e dizer. Mas, a julgar por essa foto publicada no início de julho pela NASA, a galáxia NGC 2275 parece fofa e macia. Ou, nas palavras da própria agência espacial, "emplumada" e "delicada". Veja a foto e tire suas conclusões:

A emplumada e delicada galáxia NGC 2275 (Fonte: NASA/Reprodução)A emplumada e delicada galáxia NGC 2275 (Fonte: NASA/Reprodução)

Isso porque a maioria das imagens de galáxias que nós vemos são inspiradas na Via Láctea, onde a gente vive, e incluem grandes e brilhantes braços de estrelas saindo de seus núcleos, bem separados uns dos outros.

A NGC 2275, por outro lado, tem apenas um grande disco branco de gás com pontinhos azuis ao redor de seu núcleo, lembrando as plumas de uma ave. O núcleo, aliás, chama atenção por ter poucas estrelas, criando uma aparência lisa e suave. Já o disco de gás branco é criado por nuvens que se espalham conforme a galáxia segue seu movimento de rotação. Os pontinhos azuis, claro, são as jovens estrelas da galáxia NGC 2275. 

Galáxias "floculentas" são comuns no universo

Apesar de parecer tão diferente para nós — moradores não-emplumada Via Láctea —, esse estilo delicado da NGC 2275 não é único no universo. 

Muito pelo contrário: essas galáxias, classificadas como "espirais floculentas" pelos especialistas, correspondem a cerca 30% do total. Já as "espirais de grande design", classificação na qual a Via Láctea se encaixa, formam 10% do universo observável. 

A principal diferença entre esses dois principais tipos é que as "espirais de grande design" tem braços bem definidos uns dos outros, enquanto as "floculentas" tem um desenho mais confuso. Veja a NGC 2841, outro exemplo desse segundo tipo e, depois, a nossa Via Láctea, uma "espiral de grande design".

A NGC 2841 e sua arquitetura confusa (Fonte: Wikimedia Commons)A NGC 2841 e sua arquitetura confusa (Fonte: Wikimedia Commons)

A Via Láctea com seus braços bem definidos (Fonte: NASA/Reprodução)A Via Láctea com seus braços bem definidos (Fonte: NASA/Reprodução)

Enquanto isso, a maioria das outras galáxias é um "meio-termo" entre os dois, denominado apenas como "galáxia espiral de braços múltiplos" ou "espiral intermediária". Além desses, existem vários outros tipos, como as galáxias em disco, em anel, em barra e até as irregulares. 

Contudo, vendo as fotos de outras "espirais floculentas", a nova galáxia NGC 2275 parece especialmente emplumada e "fofa", não é mesmo? O que você acha?

Fonte
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: