publicidade

Acampamento perdido de Genghis Khan é identificado na Mongólia

10/07/2020 às 16:002 min de leitura

Cientistas e pesquisadores da Universidade Nacional Australiana, em parceria com exploradores e técnicos da Mongólia, confirmaram que há claros indícios da identificação de um antigo acampamento de inverno de Genghis Khan, líder e fundador do Império Mongol (1206 d.C.–1368 d.C.), conhecido como o segundo maior império da história. 

Segundo estudo publicado na Archaeological Research in Asia, o acampamento ordu, localizado no atual sítio arqueológico de Avraga, na Mongólia, e que servia de abrigo para o imperador e suas tropas a fim de descansar das operações militares, pode ter se estendido para gerações além do Khan supremo, servindo, também, de abrigo para seu filho, Ogedei Khan.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Através da utilização de técnicas de datação por radiocarbono, artefatos e itens encontrados em explorações anteriores no local foram estudados apresentaram resultados conclusivos sobre a presença do exército mongol no sítio. O processo, então, serviu como base para a implementação de ferramentas de análise estatística para mostrar, com precisão, em que época todas as ferramentas estavam em uso.

"O que fizemos foi tirar uma série de dados de radiocarbono da localização. Isso nos possibilitou então recorrer a uma ferramenta estatística para projetar quando o lugar foi primeiro ocupado e depois abandonado", afirmou o Dr. Jack N. Fenner, principal autor da pesquisa, em entrevista à ABC Australia. "A datação coincidiu muito de perto com o período da vida de Genghis Khan." 

Afirmações cautelosas

Bem recebido pela comunidade científica, o sítio arqueológico de Avraga ainda bem sendo estudado e observado com grande cautela, já que ainda não apresentou dados conclusivos sobre a presença de Genghis Khan no território. Apesar de não haver "elos diretos" entre os artefatos e o líder, os pesquisadores ainda veem com muito otimismo o projeto, sendo "muito provável que tenha sido ocupado pela primeira vez durante sua vida e tenha sido abandonado [depois] ou dentro de algumas décadas [após sua morte]." 

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

A análise de isótopos em ossos, dentes e restos de animais traça uma forte perspectiva da manutenção social de tropas mongóis no local, sendo um dos quatro grandes acampamentos ordu e o seu suposto "acampamento principal, provavelmente para a primavera e o inverno”, segundo o Dr. Li Narangoa, historiador da Universidade Nacional Australiana.

Atualmente, as pesquisas no sítio estão buscando quaisquer ligações diretas entre o abrigo de inverno e Genghis Khan, porém já surgem como um estudo relevante para compreender os hábitos e estilo de vida de um dos líderes mundiais mais importantes da história.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: