Cachorros podem sentir campo magnético da Terra, aponta estudo

05/08/2020 às 08:002 min de leitura

Uma pesquisa da Universidade Tcheca de Ciências Biológicas de Praga descobriu que os cachorros talvez sintam o campo magnético da Terra. Isto é, talvez estes animais tenham um tipo de “bússola” natural que os ajuda a se orientar.

Essa habilidade, chamada de “magnetorrecepção”, é comum em várias espécies, como baleias, golfinhos e tartarugas. Agora, a pesquisadora Katerina Benediktová acredita ter encontrado evidências de que cães de caça também têm essa capacidade de sentir o campo magnético.

Patrick Hendry / UnsplashPatrick Hendry / Unsplash

Essa teoria é baseada em uma pesquisa publicada em 2013 que descobriu que cães preferem fazer cocô com o corpo alinhado na direção Norte–Sul. Desta vez, o estudo é focado em cães de caça, como Dachshunds e Fox Terriers. Essas raças de cachorro têm capacidades ainda não plenamente compreendidas, como encontrar objetos escondidos, localizar seus donos em um terreno inóspito ou mesmo voltar para suas casa após percorrer longas distâncias.

Pesquisa com GPS

Entre setembro de 2014 e dezembro de 2017, Benediktová e sua equipe fizeram uma pesquisa colocando aparelhos de GPS em 27 cães de caça. Os animais foram soltos em florestas na Tchéquia e ficaram livres para correr. Algum tempo depois, todos retornaram ao local de origem.

Através do GPS, os pesquisadores observaram que a maioria usou o mesmo caminho para ida e para volta. Mas o que os surpreendeu é que alguns voltaram por um caminho diferente, seguindo a direção Norte–Sul dos polos. Isto é, foi como se alguns cães tivessem “cortado caminho” orientados por uma bússola.

“Nós acreditamos que essa ‘bússola’ é muito importante para fazer um mapa mental alinhado com os polos magnéticos da Terra e para estabelecer a localização do animal”, afirmam os pesquisadores.

Cães de caça percorrem grandes distâncias. Um humano provavelmente ficaria perdido ao trilhar um caminho desconhecido sem mapa ou bússola. Além disso, os cães que seguiram o caminho orientado pela posição Norte–Sul puderam correr até seus donos mais rapidamente”, afirma o estudo.

Ainda não se sabe tudo sobre essa habilidade canina, mas é um ótimo caminho para descobrir mais um dos muitos talentos do melhor amigo do homem.