publicidade

Protótipo da Starship faz seu primeiro teste com sucesso [vídeo]

05/08/2020 às 09:302 min de leitura

Nesta terça-feira (04), a SpaceX fez seu primeiro teste bem-sucedido com um protótipo da Starship, sua espaçonave criada para alcançar o solo de Marte. No horário local, faltava cerca de uma hora para o sol se pôr, quando a nave em formato cilíndrico, com 30 metros de altura, foi lançada ao ar, atingindo uma altitude de 150 metros em relação ao solo.

Lançamento com expectativa e emoção

O lançamento do protótipo da Starship foi realizado ao sul do estado do Texas, próximo ao Golfo do México.

Logo após a decolagem, a único foguete Raptor que impulsionou a nave, gerou uma imensa nuvem de poeira, deixando todos os observadores tensos e na expectativa, se o teste havia dado certo ou não, quando a nave começou a descer.

Felizmente, depois que a poeira se dissipou, todos puderam enxergar a nave pousada e intacta, indicando sucesso total investida da SpaceX.

Como se tratava de um protótipo, a nave não estava completamente terminada. Em sua essência, ela continha o mesmo sistema de propulsão da Starship, mas ainda faltavam alguns elementos estruturais, como o bico em formato de cone, as abas, um interstício, além do foguete Super heavy, que irá impulsionar a nave em sua versão final.

De qualquer forma, as partes mais difíceis nesse tipo de missão parecem ter sido superados, ao menos, no que diz respeito à decolagem e ao pouso.

Testes continuam

A companhia, agora, precisará realizar outros testes. A nave desse último teste, apelidada de SN5 (número de série 5) deverá ser aposentada e dar lugar para o desenvolvimento da SN6, a SN7 e SN8. O mais provável é que esta última seja lançada ainda este ano, em um teste que prevê atingir uma altitude de 20 quilômetros.

Para colocar a Starship em órbita, a SpaceX ainda precisa terminar a construção do foguete Super Heavy. Desafios como reabastecer a nave em baixa órbita terrestre também precisam ser superados.

Protótipo da Starship faz seu primeiro teste com sucesso [vídeo] via TecMundo

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: