Monumentos de madeira de 4,5 mil anos são descobertos em Portugal

12/08/2020 às 10:001 min de leitura

Durante escavação no sítio arqueológico de Perdigões, em Portugal, foram encontrados vários vestígios de círculos de madeira que datam de 4.500 anos atrás. Com cerca de 20 metros de diâmetro e elevação muito semelhante à de Stonehenge, a estrutura chamou atenção do pesquisador Antonio Varela, líder do projeto e arqueólogo da empresa Era Arqueologia, que a caracterizou como "única na pré-história da Península Ibérica".

Segundo o historiador, o local era um antigo sítio projetado para fins cerimoniais, contando ainda com "um possível acesso ao interior da estrutura" que "está orientado ao solstício de verão, reforçando seu caráter cosmológico". Construído entre 2800 a.C. e 2600 a.C., os círculos de madeira são constituídos por alinhamento de postes e uma grande quantidade de troncos de madeira, possivelmente ordenados com alguma intenção ainda não descoberta. Além disso, fragmentos de cerâmica e restos de animais estavam próximos às elevações.

Antonio Valera também reforça que os círculos de madeira foram construídos aproximadamente na mesma época em que as pedras de Stonehenge foram levantadas no Reino Unido, sugerindo uma "estreita relação entre estas arquiteturas e as visões do mundo neolítico".

O sítio arqueológico dos Perdigões

Localizado no distrito de Évora, ao sul de Portugal, o local é de extrema importância para o entendimento das relações socioambientais que existiram durante o Período Neolítico da Europa. Cobrindo cerca de 16 hectares de território de escavação, sua história de vida já passa dos 1.400 anos, indo de 3500 a.C. (Neolítico Médio) a 2000 a.C. (Bronze Inicial).

As pesquisas nos Perdigões já duram mais de duas décadas, com a descoberta de cemitérios e outras pedras monolíticas como as de Stonehenge. Apesar dos estudiosos acreditarem que o local era palco para a realização de rituais cerimonialísticos e funerários, alguns creem que pode ter sido utilizado para outros fins além desses.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: