Dia Mundial do Rinoceronte é comemorado dia 22 de setembro

21/09/2020 às 08:002 min de leitura

Antes de serem os animais exóticos e raros de hoje, os rinocerontes habitavam muitos lugares na Europa, Ásia e África, sendo muito comum a presença desse mamífero em diversas pinturas rupestres. No início do século XX, havia uma população de 500 mil rinocerontes vagando pela África e pela Ásia. Na década de 1970, essa população havia se reduzido para 70 mil, e nos dias atuais, estima-se esse número em 27 mil.

Hoje, são poucos os rinocerontes que conseguem sobreviver fora dos parques e reservas nacionais, devido à caça furtiva constante e à progressiva perda do habitat. Cinco espécies representam a família Rhinocerontidae no planeta, três delas classificadas como em perigo crítico: o preto, o javanês e o sumatra.

Porque os rinocerontes são caçados?

O declínio das populações de rinocerontes teve início com a chega dos colonizadores europeus à África. A caça por esporte e a destruição dos habitats para dar lugar a assentamentos humanos foi determinante para a redução das populações desses gigantes ungulados, principalmente se levarmos em conta que, exceto o homem, os rinocerontes não têm predadores.

A caça extensiva dos rinocerontes devia-se à utilização dos seus chifres na medicina tradicional chinesa, na cura de problemas de fígado e febre. Com a mobilização global contra a matança, o uso do pó de chifre de rinoceronte foi removido da farmacopeia chinesa, e a demanda por chifres caiu vertiginosamente. 

No entanto, a situação voltou a piorar em 2008, quando um político famoso do Vietnã afirmou que foi curado do câncer pelo uso do pó de chifre de rinoceronte. Foi o que bastou para que milionários vietnamitas passassem a pagar quantias exorbitantes pelo corno que, além de curar o câncer, seria um potencializador da virilidade sexual.

Fonte: Nat Geo/ReproduçãoFonte: Nat Geo/Reprodução

Comemorando o Dia do Rinoceronte

No dia 22 de setembro, os canais National Geographic e National Geographic Wild se juntam para celebrar o Dia Mundial do Rinoceronte. A partir das 17 horas, o Nat Geo exibe os documentários Akashinga: Guerreiras da África e Rinocerontes em Risco: Comércio de Chifres. Às 20h30, o Nat Geo Wild estreia duas séries: Segredos do Zoológico: Rinocerontes e Orfanato de Rinocerontes.

Hoje dona dos dois canais, a Disney tem um Fundo para a Conservação que apoia dois programas de proteção aos rinocerontes na África. Um no Quênia e outro na Zâmbia.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: