publicidade

Por que os humanos precisam dormir?

22/09/2020 às 07:482 min de leitura

Vamos combinar que dormir é bem gostoso! Mas você sabe por que seu corpo precisa descansar? O sono repõe as energias, só que ele tem funções relativamente diferentes conforme a idade. A principal hipótese era de que o cérebro usa esse tempo para trabalhar intensamente livrando as toxinas do corpo, mas alguns estudos indicavam que o órgão poderia estar aprendendo e evoluindo enquanto as pessoas dormem.

Para tentar bater um martelo sobre a principal função do sono, cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, analisaram os resultados de mais de 60 estudos. Foram investigados diferentes dados, como tempo total de sono, tempo total de sono REM e o tamanho do cérebro.

Na primeira parte da vida, até pouco mais de 2 anos de idade, o sono REM é dominante e serve para fortalecer o cérebro dos bebês. Nessa fase, esse tipo de sono chega a ser até 50% do total dormido pelo "ser humaninho". Depois disso, há uma drástica mudança, e o sono REM deixa de ser predominante – por volta dos 10 anos, ele ocupa 25% do descanso, diminuindo gradualmente com o aumento da idade.

Bebês necessitam dormir mais para o cérebro se fortalecer.
Bebês necessitam dormir mais para o cérebro se fortalecer.

É importante lembrar que durante a primeira infância o cérebro ainda está em evolução e crescimento. Assim, o sono REM ajuda a fortalecer as sinapses, conectando os neurônios. Portanto, os cientistas alertam que os bebês não devem ser acordados durante esse momento do descanso, já que seus cérebros estão em pleno funcionamento e exercendo uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança.

Depois dessa fase, o sono assume um outro papel: o de garantir a manutenção e o reparo do cérebro. Essa função permanece para o resto da vida, diminuindo aos poucos. Por volta dos 50 anos, o REM ocupa apenas 15% do total de sono da pessoa. Essa função é importante já que a reparação do cérebro é feita quase que totalmente durante o período em que dormimos.

“O sono é tão importante quanto a comida”, afirma Gina Poe, professora de biologia integrativa e fisiologia e uma das autoras do estudo. Enquanto estamos acordados, nosso cérebro trabalha arduamente, sofrendo uma espécie de dano neurológico. Assim, uma noite bem dormida é fundamental para o órgão recuperar o máximo possível do estrago causado.

Mamíferos semelhantes

Outro dado curioso é que a pesquisa também foi feita com outros animais, e todos apresentaram comportamentos semelhantes nos filhotes com idade equivalente aos 2 anos e meio dos seres humanos. A quantidade de sono REM diminui drasticamente em todas as espécies a certa altura da primeira infância – de coelhos a porcos, tanto faz.

Porcos também precisam descansar para recuperar.
Porcos também precisam descansar para recuperar.
Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: