Cachorros serão usados para farejar coronavírus na Finlândia

28/09/2020 às 04:002 min de leitura

Cachorros são bons farejadores: dá para perceber isso quando eles olham para a gente com cara estranha, sempre que voltamos para casa, depois de ter feito carinho em outro dog... Mas, além disso, cães farejadores são usados há bastante tempo para encontrar drogas ou em buscas de pessoas desaparecidas. 

Mas, agora, esse talento canino será aproveitado para ajudar a humanidade com os desafios da pandemia: cães farejadores serão usados em um aeroporto de Helsinki, capital da Finlândia, para identificar se os viajantes foram infectados pelo coronavírus. 

Fonte: Finavia
Fonte: Finavia

Como assim, Finlândia?

Pesquisadores da Faculdade de Veterinária da Universidade de Helsinki descobriram, recentemente, que cães conseguem farejar pessoas infectadas pelo novo coronavírus Sars-CoV-2 — que causa a covid-19 — com quase 100% de acerto. 

Mais do que isso, os cachorros conseguem sentir a infecção antes mesmo que os sintomas apareçam, algo que os exames laboratoriais não fazem. Isso porque eles precisam de apenas 10 a 100 moléculas para identificar o coronavírus, enquanto um testes de laboratório precisa de 18 milhões. É uma diferença considerável, né? 

"É um método muito promissor. Cachorros são muito bons em farejar. Se isso funcionar, será um bom método para detectar o coronavírus em qualquer outro lugar", disse Anna Hielm-Bjorkman, professora da Universidade, à rede canadense Global News. 

O "exame" canino vai funcionar da seguinte forma: as pessoas vão esfregar um paninho descartável na pele, que será colocado em um copo para o cão cheirar. O resultado sai em 10 segundos. A ideia é que o serviço seja utilizado com pessoas que desembarcam no aeroporto de Helsinki, vindos de outros países — os testes começaram em setembro, segundo comunicado da Finavia, empresa que administra a aviação civil na Finlândia.

Finavia
As pessoas esfregam o paninho... (Fonte: Finavia)
...e o cão vem farejar! (Fonte: Finavia)
...e o cão vem farejar! (Fonte: Finavia)

Ao todo, 10 cachorros estão sendo treinados para o serviço, com quatro cães trabalhando em cada turno — para que eles também possam descansar, claro. Há cães como Kossi, uma galga de oito anos que já tem experiência em identificar amostras biológicas, que aprendeu a farejar a covid-19 em apenas sete minutos. Um prodígio!

Nos comentários das notícias, algumas pessoas estão duvidando que os cães já possam farejar um vírus que é tão recente, enquanto outras dizem que confiam mais em um cão do que nos testes de laboratório... E você, o que acha?

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: