Meteorito é 'rebatido' pela atmosfera terrestre; veja o vídeo

30/09/2020 às 02:301 min de leitura

Na última semana, um pequeno tipo de meteorito chamado Earthgrazer (Arranha-Terra, em tradução livre) atingiu a atmosfera terrestre. O destaque do evento gravado em vídeo é a sua distinta característica: a rocha espacial foi enviada de volta para o Espaço em efeito similar ao de pedras que rebatem em lagos.

(1/2) An earthgrazer above N Germany and the Netherlands was observed by 8 #globalmeteornetwork cameras on Sept 22, 03:53:35 UTC. It entered the atmosphere at 34.1 km/s, reached the lowest altitude of ~91 km and bounced back into space!@westernuScience @IMOmeteors @amsmeteors pic.twitter.com/5EgRivdcsu— Denis Vida (@meteordoc) September 22, 2020

Os meteoritos Arranha-Terra têm esse nome devido ao conjunto de fatores que permeiam sua chegada na atmosfera, como seu raso ângulo de entrada e a velocidade alta, suficientemente superior à velocidade de escape do planeta. Essas características produzem o raro efeito de ricochete observado no vídeo.

Gráfico mostrando a entrada dos earthgrazers nas camadas superiores da atmosfera. (Fonte: Bramon Meteor / Reprodução)Gráfico mostra a entrada dos Earthgrazers nas camadas superiores da atmosfera. (Fonte: Bramon Meteor/Reprodução)

O recente registro foi feito pelas câmeras da Global Meteor Network,uma iniciativa que busca avistar e estudar a aproximação das rochas espaciais ao redor do mundo. “A rede é basicamente um instrumento científico descentralizado, composto de astrônomos amadores e cidadãos cientistas ao redor do planeta, cada um com o próprio sistema de câmeras”, comentou o fundador, Denis Vida, em entrevista ao Universe Today.

No Brasil, a organização Bramon conseguiu gravar um Earthgrazer no interior de São Paulo em 2015. Esse foi não apenas o primeiro registro de um meteorito desse tipo no Brasil mas em todo o hemisfério sul. O avistamento permitiu um estudo aprofundado das características da rocha espacial e da sua possibilidade de retorno a Terra.

Earthgrazer no interior de São Paulo. (Fonte: Bramon Meteor / Reprodução)Earthgrazer no interior de São Paulo. (Fonte: Bramon Meteor/Reprodução)

Meteorito é ‘rebatido’ pela atmosfera terrestre; veja o vídeo via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: