Floresta de bonsai? Artista japonês exibe técnica inovadora

25/10/2020 às 06:002 min de leitura

A plantação de árvores bonsai é uma arte japonesa ancestral e extremamente delicada. Apesar de todo o tradicionalismo ao redor da técnica, o artista Masahiko Kimura tem chamado atenção pelo seu pioneirismo: a “floresta de bonsai”.

Praticante desde os 15 anos de idade e aprendiz do mestre Motosuke Hamano na cidade de Satama, Kimura decidiu criar sua própria assinatura após 11 anos de experiência. Entretanto, nem todo mundo aceitou seu projeto pessoal de primeiro momento…

O tradicionalismo do bonsai

(Fonte: Instagram – tag.petrosyan/Reprodução)

De acordo com os artistas mais tradicionais, a técnica de Masahiko podia ser caracterizada como uma afronta as práticas ancestrais. Isso porque, ao invés de se contentar em uma única muda de planta, o japonês se tornou pioneiro na criação das tais florestas.

O trabalho exige a plantação de diversas bonsai em um mix de madeiras entrelaças e telhas de pedra, que acabam por formar a imagem de uma minúscula floresta extremamente planejada.

Apesar das críticas, o homem não desistiu da sua visão pessoal e prosseguiu se aprimorando. Nas versões mais recentes, Kimura tem buscado trazer cada vez mais elementos que enriqueçam sua arte e a torne ainda mais diferente.

Inovando a arte do bonsai

(Fonte: Instagram – San Bo Dojo/Reprodução)

Depois de muito tempo e resistência, o trabalho do japonês passou a ser reconhecido como um dos mais inovadores e impressionantes dos últimos tempos, o que lhe transformou no artista de bonsai mais influente dos dias atuais.

Seu primeiro projeto intitulado de “Hinoki Forest” foi concebido há mais de 20 anos e até os dias atuais segue sendo sua principal composição pela revolução que trouxe para o meio artístico. Desde então, já foram mais de 10 novas criações cada vez mais impressionantes e desafiadoras da gravidade.

Mesmo com 80 anos de idade, Kimura segue extremamente ativo, exibindo suas criações em exposições e demonstrações de plantação de bonsai pelo Japão, além de ser um escritor assíduo de artigos sobre a técnica. 

Com a ajuda das redes sociais, seu incrível trabalho pode alcançar proporções mundiais e despertar o interesse de internautas por todos os quatro cantos do planeta. Então, se você cruzar com uma imagem dessa diferente arte, lembre-se deste renomado pioneiro!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: